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Cervejas de Moçambique aumenta volume de vendas

Por admin

A empresa Cervejas de Moçambique (CDM) registou, no exercício findo em Março de 2013, um significativo crescimento do volume de vendas e do lucro operacional, na ordem de 12 e 17.5 por

cento, respectivamente.

Segundo foi anunciado no decurso da Assembleia-Geral, realizada recentemente em Maputo, as receitas atingiram cerca de 9.062 milhões de Meticais, contra 7.807 milhões do ano transacto, enquanto que o lucro situou-se em cerca de 1.524 milhões de Meticais, contra 1.083 milhões do exercício anterior.

Contribuiu para esta “performance” financeira, o investimento realizado há quatro anos na unidade fabril de Nampula, que este ano atingiu a sua capacidade máxima de produção, dois anos antes do previsto, e ainda a emissão de 1.100 milhões de Meticais em títulos no período financeiro anterior.

Aliás, o crescimento do volume de vendas deveu-se ao bom desempenho verificado na região norte do País e ao crescimento na ordem de dois dígitos verificado na região sul, que nos três anos anteriores registava um crescimento relativamente fraco.

O contínuo sucesso da expansão da capacidade de distribuição nas zonas rurais da região norte do País, complementado pelo crescimento da cerveja da marca Impala, resultou na total utilização da capacidade da cervejeira de Nampula, a qual foi concessionada no ano de 2010.

Por outro lado, a receita líquida aumentou em 16 por cento e foi suportada pelo forte crescimento das marcas 2M e Manica, pelo terceiro ano consecutivo. A margem bruta cresceu em 19.6 por cento, bem acima da margem bruta verificada no ano anterior, como resultado dos condicionalismos favoráveis dos preços da matéria-prima e ainda devido ao fortalecimento do Metical. 
A introdução da marca Castle Lite, no ano financeiro passado, colocou a empresa numa posição de liderança no mercado da cerveja importada no país. 
De referir ainda que a empresa atingiu lucros de 12,51 Meticais por acção, o que representa um crescimento de 31 por cento em relação ao ano anterior. 
No que concerne à estratégia de Responsabilidade Social Corporativa da CDM, esta tem tido um impacto positivo nas comunidades, onde a cervejeira está inserida, tendo a CDM em parceria com várias entidades públicas levado a cabo iniciativas, das quais se destacam as áreas de restauração do meio ambiente, acesso aos serviços de saúde nas comunidades rurais, protecção florestal e auxílio às vítimas das cheias.

Na mesma Assembleia-Geral, foram dados igualmente a conhecer o novo Presidente do Conselho de Administração da CDM e o novo Director Geral, Wayne Wall e Pedro Cruz, respectivamente.

 

 

 

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