Início » BM regista bons resultados macroeconómicos em 2014

BM regista bons resultados macroeconómicos em 2014

Por admin

O Comité de Política Monetária do Banco de Moçambique (CPMO) registou bons resultados macroeconómicos alcançados ao longo do ano passado, com destaque para a inflação, que se situou abaixo do objectivo estabelecido e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) que se mantém na trajectória das previsões feitas.

Apesar da ocorrência de cheias nas regiões centro e norte, o Banco de Moçambique (BM) reafirma o cometimento para com uma política monetária prudente e reforço da coordenação de políticas, condições necessárias para a consecução dos objectivos macroeconómicos estabelecidos para 2015, nomeadamente, de uma inflação anual de 5.5 por cento, de um crescimento anual do PIB de 7.7 por cento e de uma posição das reservas internacionais de quatro meses de cobertura de importação de bens e serviços não factoriais.

Assim, o CPMO deliberou intervir nos mercados interbancários de modo a assegurar que a Base Monetária, em Janeiro de 2015, não exceda 54.689 milhões de Meticais, manter a taxa de juro da Facilidade Permanente de Cedência de liquidez em 7.5 por cento, manter a taxa de juro da Facilidade Permanente de Depósitos em 1.50 por cento e manter o Coeficiente de Reservas Obrigatórias em oito por cento.

Ainda de acordo com os dados do Banco de Moçambique, no passado mês de Dezembro, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) da cidade de Maputo registou uma variação positiva de 0.64 por cento, idêntica à observada em igual período do ano 2013, após 0.41 por cento em Novembro último. Assim, a inflação homóloga e média desaceleraram para 1.10 por cento e 2.29 por cento, respectivamente.

O comportamento da inflação mensal na cidade de Maputo reflectiu a variação dos preços das classes de bens alimentares e bebidas não alcoólicas, cuja contribuição na variação mensal do índice geral foi de 0.58 pontos percentuais (pp), e dos transportes, com uma contribuição de 0.03 pp. Os produtos com as maiores contribuições para a variação mensal positiva de preços foram o coco, tomate e os transportes de longo curso.

Aliás, o nível baixo e controlado da inflação registado em 2014 reflectiu, grosso modo, a estabilidade do Metical no mercado cambial doméstico na maior parte do ano, a coordenação das políticas monetária e fiscal, visando a regulação da liquidez em níveis adequados para sustentar o crescimento económico, a maior oferta de produtos alimentares, com particular realce para as frutas e vegetais, e a queda dos preços de mercadorias no mercado internacional, num contexto em que os preços dos produtos administrados não foram alterados.

A economia moçambicana, medida pelo Produto Interno Bruto (PIB), registou um crescimento anual de 7.4 por cento no terceiro trimestre de 2014, o que representa uma aceleração de um ponto base (pb) em relação ao trimestre anterior, em linha com o crescimento esperado para o fecho de 2014.

A actividade económica, no período em análise, foi sustentada pelo sector secundário que cresceu cerca de onze por cento, reflectindo a expansão da indústria transformadora em 15 por cento, correspondendo a uma aceleração em 2.3 pp em relação ao trimestre precedente, reforçado pela evolução do ramo da construção com onze por cento.

O sector terciário cresceu pouco mais de oito por cento determinado pelo incremento da actividade do comércio e serviços de reparação com cerca de oito por cento e amortecido pela queda do ramo de hotelaria e restauração como menos três por cento. Relativamente ao sector primário, com um crescimento anual de quase sete por cento, o ramo da extracção mineira continua a registar o maior desempenho mais de onze por cento, não obstante a contínua queda do preço do carvão no mercado internacional, seguido da agricultura com sete por cento.

 

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana