Início » Ano 2014 teve inflação baixa e estável

Ano 2014 teve inflação baixa e estável

Por admin

Texto de Angelina Mahumane

O governador do Banco de Moçambique (BM), Ernesto Gove, afirma que o ano de 2014, tal como 2013, foi caracterizado por uma inflação baixa e estável, o que pode demonstrar uma certa maturidade no funcionamento do mercado interno.

Segundo o governador do BM, Ernesto Gove, após um início do ano com alguma pressão, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) desacelerou a partir de Maio, registando variações mensais negativas durante cinco meses consecutivos, o que conduziu a que a inflação anual medida pelo IPC, da cidade de Maputo, se situasse em pouco mais de um por cento em Novembro de 2014 e a taxa média em cerca de dois por cento.

A mesma tendência foi observada no comportamento do Índice Nacional de Preços no Consumidor, que agrega as cidades de Maputo, Beira e Nampula que registou até Novembro uma inflação homóloga de quase dois por cento e uma taxa média de aproximadamente três por cento.

A estabilidade de preços no presente ano é justificada pela actuação conjugada de vários factores, com destaque para o aumento da produção local e oferta de bens e serviços essenciais, sobretudo de frutas e vegetais. Por outro lado, verificou-se a queda dos preços internacionais das principais mercadorias que o país importa, a coordenação das políticas monetária e fiscal visando a regulação da liquidez nos níveis adequados ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e a relativa estabilidade do Metical face às moedas dos principais parceiros comerciais na quase totalidade do ano.

Aliás, o bom desempenho do indicador de inflação, conjugado com as boas perspectivas do mesmo em relação ao seu comportamento futuro, permitiu ao Banco Central criar espaço para continuar a estimular a expansão do crédito por via da redução da taxa de juro da Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez no Mercado Monetário Interbancário, em 75 pontos base, para os actuais oito por cento, mantendo a taxa de juro da Facilidade Permanente de Depósitos perto dos dois por cento, num cenário em que o coeficiente de Reserva Obrigatória permaneceu em oito por cento ao longo do ano.

Mesmo constatando ser tímida a resposta das instituições de crédito aos ajustamentos das nossas taxas de juro de referência, parece-nos um dado adquirido que, replicando as condições de estabilidade macro-económica, com inflação baixa e estável, as taxas de juro do mercado só podem baixar, confrontadas com as necessidades de maiores fluxos de financiamento impostas pelos novos desafios de expansão da economia nacional”, disse Ernesto Gove.

Dados disponibilizados pelo BM indicam que 2014 vai encerrar com resultados melhores do que eram prognosticados no início do ano, fruto do empenho dos moçambicanos, empreendedores e agentes económicos que, mesmo enfrentando dificuldades diversas, tudo fizeram para levar adiante os seus projectos e actividades nos vários sectores da vida económica e social.

Como resultado desse empenho, nos primeiros nove meses do ano, o desempenho positivo registado permite estimar um incremento do PIB em torno de 7.5 por cento para o fecho de 2014. O desempenho da actividade económica no período em alusão voltou a ser sustentado pela contribuição da agricultura, após um início de ano afectado pelas inundações, e pelas indústrias transformadora e extractiva que continua com um dinamismo moderado devido à evolução desfavorável de preços no mercado internacional e problemas logísticos na sequência das cheias que afectaram as infra-estruturas de escoamento da produção.

Apraz-nos constatar que a dinâmica da actividade económica provém de sectores que tradicionalmente têm um maior efeito multiplicador sobre o emprego e sobre a actividade de pequenas e médias empresas, o que deve ser continuamente perseguido para o objectivo de redistribuição mais equitativa de riqueza”, referiu Gove.

Entretanto, dados em nosso poder indicam que o Metical se apresentou relativamente estável em grande parte do ano no mercado cambial, apesar das pressões observadas no primeiro trimestre e nesta parte final do ano.

Com efeito, no Mercado Cambial Interbancário (MCI), dados referentes ao fecho de Novembro de 2014 mostram que o Dólar dos Estados Unidos da América (EUA) foi cotado em 31,22 Meticais, o que corresponde a uma depreciação mensal, acumulada e anual da moeda nacional em 1.04 por cento, 4.24 por cento e 4.31 por cento, respectivamente. No entanto, nas operações dos bancos comerciais com os agentes económicos e o público em geral, há registos duma maior depreciação do Metical, com uma variação mensal de quase quatro por cento e acumulada de 13 por cento, até 10 Dezembro.

Financiamento para PME`s

Ainda durante o ano de 2014 registou-se uma expansão do crédito bancário ao sector privado numa escala relativamente alta, de cerca de 24 por cento, até Outubro, equivalente a um fluxo acumulado de 34.635 milhões de meticais. Uma parcela significativa do crédito à economia, avaliada em 64 por cento concedido pelo sistema bancário tem-se destinado ao sector empresarial, num quadro em que linhas de crédito dedicadas às Pequenas e Médias Empresas (PME´s) se multiplicam, permitindo assim que estas assumam o seu papel na dinamização da economia nacional.

A busca de soluções de financiamento para as PME tem vindo a merecer, do nosso lado e de todos os intervenientes, o devido tratamento, sendo que todos os envolvidos são chamados a assumir as suas responsabilidades no apoio a esta classe empresarial”, sublinhou Gove.

O financiamento para este grupo de empresa vai permitir que desenvolvam boas práticas de negócios, reduzindo consequentemente a assimetria de informação que hoje está patente e melhorando a sua elegibilidade às várias linhas e tipos de financiamento disponíveis no mercado, que se empenhem cada vez mais no aumento da produtividade e competitividade e que os bancos criem linhas de crédito dedicadas a este grupo.

Como Banco Central, temos participado na mobilização de fundos para o estabelecimento de linhas de crédito dedicadas às Micro, Pequenas e Médias Empresas, a exemplo do que muito recentemente lançamos em parceria com quatro bancos que operam no nosso país e suporte financeiro da KFW. Esperamos que as empresas elegíveis reúnam os requisitos exigidos e apresentem junto destes bancos os seus pedidos de financiamento para o desenvolvimento e expansão dos seus negócios”, recomendou Ernesto Gove.

Angelina Mahumane

vandamahumane@gmail.com

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana