Início » Norte de Inhambane com mais energia

Norte de Inhambane com mais energia

Por admin

Os distritos da parte norte da província de Inhambane e sul de Sofala estão a beneficiar de um reforço na quantidade e qualidade de energia, fornecida na sequência da inauguração, na última quarta-feira, 17 de Dezembro, dos novos grupos degeradores movidos a gás natural, na Central de Temane.

No âmbito do projecto de Geração de Emergência, que tem como objectivoo reforço da capacidade instalada na Central de Temane e está inserido na política do Governo para o sector de energia, visando a contínua melhoria das condições de fornecimento da energia eléctrica, os distritos são Vilanculos, Inhassoro, Guvuro (Save e Mambone), Mabote e Machanga, com um universo de cerca de 13 mil clientes.

Dirigiu a cerimónia de inauguração dos novos grupos de geradores, com capacidade instalada para produzir 5.2 Mw, o ministro daEnergia, Salvador Namburete, que pediu à população local para melhor conservar a nova infra-estrutura.

Para Namburete, a vastidão de recursos energéticos de que Moçambique dispõe, que inclui o elevado potencial hidroeléctrico e as largas reservas de carvão e gás natural, proporcionam ao país condições favoráveis de produção e fornecimento de energia, com maior segurança e sustentabilidade.

Acrescentou que a Central Termoeléctrica de Temane constitui uma resposta efectiva à necessidade de diversificação das fontes de produção de energia e da sua localização, tendo em vista a segurança e sustentabilidade de fornecimento de electricidade.

Já para o presidente do Conselho de Administração (PCA) da Electricidade de Moçambique, E.P. (EDM), Gildo Sibumbe, com o reforço da capacidade de produção de energia na Central de Temane, fica assegurado um dos fundamentais pressupostos para acelerar o desenvolvimento da zona norte da província de Inhambane, isolada da Rede Nacional de Transporte de Energia.

Desde finais de 2007, a Central de Temane produzia 6.6 MW de energia, mas com os investimentos realizados nos últimos anos, tem actualmente, a capacidade reforçada para gerar 11.8 MW de energia.

A instalação dos novos grupos de geradores inaugurados foi financiada pela Agência Sueca para o Desenvolvimento da Cooperação Internacional (ASDI) no valor de 54.5 milhões de coroas suecas, o equivalente a oito milhões de dólares norte-americanos. As obras foram executadas pela empresa moçambicana Tecnel Service Lda.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana