Início » Rinocerontes de volta ao Zinave

Rinocerontes de volta ao Zinave

Por Idnórcio Muchanga

A reintrodução de rinocerontes no Parque Nacional do Zinave, província de Inhambane, entrou, sexta-feira, na sua segunda fase, com a passagem destes animais para o regime aberto.

Com efeito, uma dezena destes herbívoros deixou o curral depois de cumprir um mês de quarentena para adaptação ao novo meio. Com a introdução desta espécie, Zinave completou a presença no mesmo habitat dos cinco maiores mamíferos, os chamados “big five”, nomeadamente leão, elefante, rinoceronte, búfalo e leopardo.

O acto, presidido pelo Chefe de Estado, Filipe Nyusi, e testemunhado, entre outros, pelo antigo estadista Joaquim Chissano, serviu para assinalar os 20 anos da adesão de Moçambique ao bloco transfronteiriço de três ”habitats” naturais de conservação na região da África Austral, que também engloba África do Sul e Zimbabwe, através do Kruguer Park e o Gonarezhou National Park, respectivamente.

O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse que as áreas de conservação transfronteiriça melhoram a eficácia e eficiência na gestão de problemas como queimadas, caça furtiva, conflito Homem-animal, perda dos ecossistemas e gestão de espécies invasoras. Leia mais…

Texto de Benjamim Wilson
benjamim.wilson@snoticicas.co.mz

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana