Início » ELECTRICIDADE: Sul e Centro ligados através da rede nacional

ELECTRICIDADE: Sul e Centro ligados através da rede nacional

Por Idnórcio Muchanga

O fornecimento da energia eléctrica no Norte da província de Inhambane e Sul de Sofala melhorou, substancialmente, com a entrada em funcionamento, na sexta-feira, de uma linha de transmissão com uma extensão de 240 quilómetros.

A mesma interliga as regiões Centro e Sul do país, através da conexão das centrais eléctricas da Casa Nova, no distrito de Chibabava, e Temane, em Inhassoro, Inhambane.

Com a inauguração destas infra- -estruturas, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, duas centrais eléctricas que conectam a de Vilankulo, avaliadas em 40 milhões de dólares norte-americanos financiados pelo Governo moçambicano e parceiros, aumentou a disponibilidade de electricidade em cinco distritos – Vilankulo, Inhassoro, Govuro, na província de Inhambane, Machanga e Chibabava, em Sofala, tendo sido efectuadas mais de 7500 novas ligações.

Para Filipe Nyusi, esta inauguração marca a ligação das zonas Centro e Sul, o que indica um percurso sólido na edificação da Espinha Dorsal de Transporte de energia Norte e Sul. “Moçambique está a andar. O país está a ser electrificado”, disse.

Destacou ainda que a aposta do Governo neste sector continua a ser a construção de infra-estruturas económicas que propiciam a produção, geram emprego e renda para as famílias levando infra-estruturas sociais e públicas até às zonas mais recônditas. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana