Início » País de olhos em Pemba

País de olhos em Pemba

Por admin

O décimo segundo Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares realiza-se de 14 a 26 de Agosto de 2015, na cidade de Pemba, capital da província de Cabo Delgado, sob o lema “Estudantes Solidários e Proactivos.”

Neste momento as províncias preparam as suas equipas nas modalidades de futebol, basquetebol, atletismo, xadrez, andebol e jogos tradicionais, o que culminará com a deslocação para Pemba de 1342 atletas – alunos mais treinadores, dirigentes, árbitros, mães, motoristas, socorristas, médicos, jornalistas e gente de outros serviços indispensáveis.

O ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, Jorge Ferrão, tornou público que serão formados professores em matéria de arbitragem, cronometragem e técnica para um acompanhamento dos seus atletas estudantes.

O Festival Nacional dos Desportivos Escolares é uma manifestação desportiva escolar que de dois em dois anos tem desempenhando grande papel na consolidação da Unidade Nacional, dada a sua abrangência, pois, nele participam crianças, adolescentes e jovens estudantes de todos os cantos do país, que ao longo da prova trocam variadas experiências, enquanto confraternizam-se.

Espera-se que desta vez o que correu mal nas edições anteriores não se repita para que de Pemba se saia a dizer “este foi o melhor festival de sempre”, numa altura em que todos os moçambicanos almejam melhorias significativas em todos os sectores e actividades.

E para que todos cheguem a Pemba com conhecimentos profundos sobre o Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares, sua criação, anos da sua realização, seus protagonistas e o seu contributo no desporto nacional, domingo  vai desde já publicando artigos a isso referente. Para já, dizer que o primeiro festival teve lugar em 1978 e a última edição realizou-se em Tete, cujo vencedor absoluto foi a Cidade de Maputo.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana