Atletas nacionais de Moçambique e África do Sul ocuparam os primeiros lugares na corrida “São Silvestre” 2016 realizada quinta-feira passada em Maputo. Zeferina Marinho e Sibosiso Nzima foram os protagonistas em federados femininos e masculinos, respectivamente.
Foi no feminino que Moçambique cortou primeiro a meta, através de Zeferina Marinho, atleta da Universidade Pedagógica de Maputo, deixando para trás Sankaisiwe Twala, da Suazilândia, e Noria Sibonda, da África do Sul, nas segunda e terceira posições, respectivamente.
No final, Zeferina disse a nossa equipa de reportagem que se sentia satisfeita com a vitória, resultante de um trabalho que vem realizando conjuntamente com seu treinador.
Sinto-me feliz, foi muito trabalho duro, estamos habituados a correr com temperaturas altas e por isso tive dificuldades. Meus projectos agora são lutar para estar nos “Mundiais” de atletismo, treinar mais e melhorar a minha prestação nos 800 a 1500 metros, referiu com tom de satisfação, depois de, no ano passado, ter ficado na terceira posição.
Já nos federados masculinos, Moçambique ficou na segunda posição, com Alberto Mamba a permitir uma derrota nos últimos instantes a favor do sul-africano Sibosiso Nzima. Na mesma categoria, o terceiro classificado foi Melozy Tonhane, vindo da Suazilândia.
Houve também corridas de triciclos, onde Mário Bernardo sagrou-se vencedor tranquilamente, deixando seus adversários distantes. Em femininos, a vencedora foi Sandra Armando.
O Presidente da Federação Moçambicana de Atletismo, Shafee Sidat, referiu que havia incerteza quanto a realização da prova, sobretudo por falta de verbas para financiar, tanto mais que a premiação teve uma redução catastrófica.
Este factor terá ditado a redução do número de participantes, estimados em 400, contra a média de 700 atletas nas últimas edições. Mesmo assim, Sidat desdramatiza a situação:
– A participação é satisfatória, em relação aos prémios, nos reunimos à última hora com a direcção e resolvemos aumentá-los em mais de 50 por cento. É preferível dar as pessoas, mesmo com as dificuldades que temos. Estou feliz com a prova, mas os moçambicanos não apostam muito nesta modalidade, e deviam o fazer.
Confira a seguir a lista dos vencedores de todas as categorias obedecendo a classificação decrescente:
Federados
Masculinos: Sibosiso Nzima, Alberto Mamba e Melozy Tonhane.
Femininos: Zeferina Marinho, Sankaisiwe Tfwala e Noria Sibanda.
Triciclos
Masculinos: Mário Bernardo,João Massango eMomade Assane.
Femininos: Sandra Armando e Verónica Munguambe.
Populares
Masculinos: Filimone Micas, Osvaldo Artur e Constantino Fondo.
Femininos: Olga Bata, Amélia Mbiza e Sibonguile Miguel.
Veteranos
Masculinos: Luck B., Fredom Macuvel e T. Gomes.
Femininos: Sina Jaime, Priscila Dlamine e Vitoria Joaquim.