Início » “Mambas” podem falhar regresso da Taça Cosafa

“Mambas” podem falhar regresso da Taça Cosafa

Por admin

A Selecção Nacional de Futebol “Mambas” pode falhar a participação na Taça Cosafa Castle, cujo regresso está agendado para o próximo mês de Julho, na Zâmbia. Interrompida a disputa em

 2001 devido a falta de patrocínio, a competição reentra em cena no próximo mês de Julho movimentando as selecções da região austral de África, contando com o patrocinador oficial, a Castle Lager.

No entanto, a participação dos “Mambas” está tremida porque no período programado para a Taça Cosafa estão agendados muitos jogos internacionais a contar para as eliminatórias de qualificação ao Campeonato do Mundo do Brasil e CAN Interno da África do Sul.

Fonte da direcção da Federação Moçambicana de Futebol (FMF) disse ao domingo que dificilmente os “Mambas” tomarão parte na prova porque tal implicaria a interrupção do “Moçambola” por um período de três meses.

Depois de bater-se com a Guiné-Conacry em finais de Março, para o “Mundial” de 2014, os “Mambas”regressam para uma competição intensa em Junho, jogando primeiro a partida da segunda “mão” com a Guiné-Conacry.

Segue-se então a recepção ao Egipto, também para o “Mundial”, e outro desafio com a Namíbia, este inserido nas eliminatórias para o CAN Interno da África do Sul.

No caso de vencer a Namíbia, os “Mambas” continuarão em prova para em finais de Junho jogar com o vencedor da eliminatória entre Suazilândia e Angola.

Em finais de Julho e primeira semana de Agosto está previsto o início de eliminatórias de qualificação ao CAN 2015, o que implicaria a paragem do “Moçambola” durante três meses, e, por tabela, a prova não terminaria em Novembro como está previsto.

A direcção da federação ainda não decidiu sobre a participação da selecção nacional na Taça Cosafa, mas o sentimento é de que será complicado para a gestão do “Moçambola”. Quando o campeonato foi interrompido por causa dos Jogos Africanos, em 2011, os clubes não reagiram muito bem e desta vez o período de interrupção seria mais longo, cerca de três meses- afiançou a nossa fonte.

O torneio Cosafa é uma prova regional de futebol com a participação das selecções nacionais de Angola, Botswana, Comores, Lesotho, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seychelles, África do Sul, Swazilândia, Zâmbia e Zimbabwe.

A Castle Lager era patrocinadora oficial da prova desde o seu arranque em 1997, tendo promovido torneios até 2006. De 2007 a 2009 a prova realizou-se sem patrocinador e a edição agendada para Angola em 2010 acabou mesmo por ser cancelada.  

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana