Início » Federação de vólei sem fundos para apuramento

Federação de vólei sem fundos para apuramento

Por admin

 

As selecções Nacionais de Voleibol em ambos sexos podem falhar a participação nos jogos de apuramento para os Jogos Africanos Brazaville agendados para Setembro próximo. Tudo porque a Federação Nacional de Voleibol ainda não dispõe de fundos para custear as despesas. 

Os jogos de apuramento para os Jogos Africanos 2015, na categoria de vólei de salão terão lugar entre os dias 4 a 10 de Maio próximo, no Botsuana.

De referir que nesta etapa Moçambique medirá forças com as selecções de Zâmbia, Lesotho, Botsuana e Zimbabwe em ambos sexos.

Ainda em consequência de falta de fundos, neste momento os integrantes das duas selecções treinam desde o mês de Fevereiro em separado, alguns em Nampula outros na capital do país. Por exemplo, dos 12 elementos da selecção masculina, sete fazem parte da equipa da Autoridade Tributaria de Moçambique baseada em Nampula, enquanto os restantes cinco que completam o grupo treinam na cidade de Maputo.

O mesmo acontece com a selecção feminina, três integrantes deste conjunto são da equipa da Universidade Pedagógica, delegação de Nampula, enquanto as restantes nove estão na cidade de Maputo.

O técnico principal da selecção masculina trabalha com o grupo que está em Nampula e o seu adjunto com o de Maputo, enquanto os técnicos da selecção feminina estão na capital do país.

O Secretário-geral de Federação Moçambicana de Volei, Pelágio Pascoal, disse que a sua direcção já apresentou esta preocupação ao Fundo de Promoção Desportiva, mas aquela entendida ainda não dispõe de verbas para sustentar as despesas, uma vez que o Orçamento Geral não estava aprovado.

 Fomos aconselhados a procurar um parceiro que possa suportar as despesas e que depois será reembolsada pelo Fundo. Até este momento não conseguimos nenhuma parceria. Continuamos a bater as portas, lamentouPelágio Pascoal.

Mesmo assim, o entrevistado anunciou que todos os seleccionados vão se juntar no próximo dia 1 de Maio na cidade de Maputo onde realizarão jogos de preparação com o combinado da Suazilândia.

INTERCÂMBIO

Duas duplas moçambicanas, em masculinos e femininos de vólei de praia garantiram na semana finda o seu apuramento para os Jogos Africanos Congo Brazaville 2015, na categoria de seniores. Os jogos tiveram lugar na arena de Costa de Sol, Maputo.

O secretário-geral da Federação Moçambicana de Voleibol, Pelágio Pascoal, disse que aquela direcção pretende fazer um intercâmbio com combinados de África de Sul ou Portugal, antes dos conjuntos nacionais rumarem para Brazaville onde em Setembro deste ano entrarão em competição no maior convívio desportivo africano.

Segundo a fonte, o intercâmbio faz parte do rol de actividades que a Federação agendou para que os combinados nacionais consigam bons resultados no torneio continental, que passa por transitar para a segunda fase e lutar pelos lugares cimeiros.

No rol das actividades com vista a participação no Africano, a federação agendou a realização de trabalhos físicos entre os meses de Maio e Junho e depois jogos de controlo nos meses de Julho e Agosto.

Entretanto, neste momento a Federação não dispõe de fundos para custear as despesas desta preparação. Contudo, a entidade vai submeter à Missão Moçambique o seu Plano de Actividade para a competição.

Aliás, Pelágio Pascoal lembrou que a Missão Moçambique terá se comprometido antes que iria patrocinar as actividades dos combinados nacionais assim que conseguissem o apuramento.

Com o valor que tínhamos pagamos as despesas dos jogos de apuramento, graças a Deus conseguimos nos qualificar, agora estamos com os nossos cofres vazios e precisamos de iniciar os preparativos o mais urgente possível, senão estaremos atrasados,observou o dirigente.

Falando das razoes que ditaram a escolha daqueles países para fazer os intercâmbios referiu que por um lado é devido ao alto nível competitivo e por outro a parceria que existe, citou o exemplo da federação portuguesa da modalidade.

Há muitos circuitos que decorrem em Portugal. Normalmente eles nos responsabilizam pelo transporte de ida e volta e eles comparticipam no alojamento e transporte interno. É um gesto saudável para nós porque participamos em torneios que nos ajudam a desenvolver o nível competitivo,disse.

Acrescentou que depois dos jogos africanos realizados na cidade de Maputo os atletas despertaram e já tem a consciência de que podem chegar longe.Razão pela qual nos jogos de apuramento para os últimos jogos olímpicos quedamo-nos na terceira posição em femininos, ao nível continental. Isso mostra que depois daqueles jogos melhoramos bastante.

JOGOS OLÍMPICOS

O Secretário da Federação Moçambicana de Voleibol, Pelágio Pascoal disse que os Jogos Africanos Brazaville servirão de antecâmara para os Jogos Olímpicos Rio de Janeiro-2016. O combinado moçambicano disputa em Novembro próximo a fase africana do apuramento para aquela competição.

Embora ainda não se tenha definido o local da realização da prova de apuramento, Moçambique terá como adversário as formações de África do Sul, Maurícias, Ruanda, Seychelles e do Quénia.

Os combinados nacionais vão determinados em ocupar os primeiros três lugares, sendo que o primeiro tem acesso directo, enquanto o segundo e terceiro classificado disputam um Play off diante de combinados que se quedarem na mesma posição nos outros continentes. Nesta fase são apurados os primeiros dois classificados.

Segundo Pelagio Pascoal nesta prova o país vai contar quatro duplas, sendo duas femininas e igual número em masculino.

Abibo Selemane

habsulei@gmail.com

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana