Início » Eusébio proclamado herói de Portugal

Eusébio proclamado herói de Portugal

Por admin

Os grupos parlamentares da maioria PSD/CDS-PP, PS, PCP, BE e "Os Verdes" foram unânimes em conceder honras de Panteão Nacional a Eusébio, falecido há cerca de um ano, aprovando a resolução conjunta na Assembleia da República de Portugal.

"Conceder honras de Panteão Nacional aos restos mortais de Eusébio da Silva Ferreira, homenageando o símbolo nacional, o homem solidário, o futebolista e o desportista excepcional, evocando o seu estatuto de verdadeiro marco na divulgação e na globalização da imagem e da importância de Portugal no Mundo", lê-se no documento.

O texto prevê a constituição de "um grupo de trabalho, composto por representantes de cada grupo parlamentar com a incumbência de determinar a data, definir e orientar o programa da trasladação, em articulação com as entidades públicas e demais instituições envolvidas, bem como os seus familiares próximos", prevendo-se que a cerimónia decorra antes do mês de Agosto.

A esmagadora maioria dos deputados aplaudiu a aprovação aquando da votação, com a parlamentar independente do PS Isabel Moreira a ovacionar de pé.

"Buscava o golo mais que golo/Só palavra/Abstração/Ponto no espaço/Teorema/Despido do supérfluo/rematava/E então não era golo/era poema", declamou o deputado socialista Ramos Preto, citando o poema do histórico militante do PS Manuel Alegre.

O social-democrata Duarte Marques destacou que o atleta, nascido em 25 de janeiro de 1942 na então Lourenço Marques (actual Maputo) e que se notabilizou ao serviço do Benfica e da seleção portuguesa de futebol, "foi sempre símbolo de união e de '"fairplay" (desportivismo)", sendo um "exemplo para a Comunidade de Países de Língua Portuguesa e para a cultura lusófona".

"A iniciativa, sendo de todos, não é apócrifa (sem assinatura)", lembrou o democrata-cristão Telmo Correia, autor da primeira versão do texto, antes de citar Camões para justificar a trasladação dos restos mortais do desportista: aqueles que "se vão da Lei da morte libertando", tornando-se imortais.

O Benfica congratulou-se com a aprovação, por unanimidade, dos grupos parlamentares da trasladação do futebolista Eusébio para o Panteão Nacional.

"O consenso que este tema gerou no Parlamento é revelador do prestígio que o atleta e o homem conquistou para Portugal, sendo uma referência incontornável do desporto, do clube e do país", refere uma nota publicada no site oficial do Benfica.

Para o Benfica, a ida para o Panteão Nacional "constituir-se-á como homenagem justa e inequívoca de que a memória de Eusébio não se apaga e permanece bem viva no coração do povo português".

Eusébio é o primeiro desportista no Panteão Nacional, a Praça dos Heróis de Portugal. Desse modo, os portugueses reconhecem Eusébio como figura de dimensão nacional, igualada a dos antigos presidentes Manuel de Arriaga, Óscar Carmona, Sidónio Pais e Teófilo Braga; o General Humberto Delgado, opositor do Estado Novo, os escritores Almeida Garrett, Aquilino Ribeiro, Guerra Junqueiro, João de Deus e a fadista Amália Rodrigues. 

Os custos da transladação dos restos mortais de Eusébio ainda não são conhecidos, apesar de já haver empresários prontos a ajudar o Governo português na execução dessa operação.  

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana