Início » Canário trucidado à luz do sol

Canário trucidado à luz do sol

Por admin

Costa do Sol, 1 – Ferroviário de Maputo, 3

Já no início do jogo percebia-se que a equipa do Costa do Sol estava mal arrumada, mesmo tendo madrugado a atacar. A formação do Ferroviário de Maputo se fez ao campo com tamanha postura, que a caracterizou de campeão nacional em título até ao afim dos noventa minutos.

Jeitoso teria sido o primeiro marcador do jogo, se não lhe tivesse faltado jeito na cobrança de um livre quando se jogavam os primeiros cinco minutos.

Do lado dos “locomotivas” muito cedo deu nas vistas um pequeno grande jogador chamado Gito, que corria mais que todos e caía mais vezes. E começou a ser o carrasco dos “canarinhos”, ele que aparecia a jogar em todos os cantos.

Aos doze minutos de jogo o Costa do Sol cria perigo, atrapalha a defensiva contrária, mas o golo viria acontecer na sua baliza por intermédio de Timbe. Grande remate, grande golo, que o próprio guarda-redes Gervásio deve o ter reconhecido como golaço.

Daí em diante era ataque para aqui,  ataque para acolá. Assistia-se a um jogo feio, que não justificava a presença de dois dos crónicos candidatos ao título no campo. Chegou-se ao intervalo, com o Ferroviário a merecer o resultado que até aí se verificava, 0-1.

Quando grande parte dos adeptos das duas equipas ainda se empurravam nos portões,  de regresso ao campo, eis que o Costa do Sol estabelece a igualdade,  através de Parkim, que acabava de entrar para o lugar de Aguiar. Era o renascer da esperança “canarinha”.

O Ferroviário não gostou do empate a uma bola. O seu banco técnico deu ordem para desigualar a partida. Missão cumprida aos seis minutos por Jeitoso, que  contou com ajuda de Gervásio, este que deixou a bola escorregar das suas mãos ao alto.

Ruben fazia tudo para ver a sua equipa a não sair derrotada do seu próprio campo, mas os campeões nacionais não se deixavam amedrontar. E, finalmente, a justiça foi reposta, o melhor jogador em campo, Gito, marcou. Era o terceiro e último golo do Ferroviário de Maputo, numa tarde de Moçambola em que a equipa de arbitragem não ajudou a nenhuma das partes em disputa. Fez o seu trabalho de forma muito correcta.

 

Ficha técnica:

Árbitro – Aníbal Armando, auxiliado por Ivo Francisco e Teófilo Mungoi. Quarto árbitro – Luis Jumisse

 

Equipas:

 

Costa do Sol:Gervásio, Manucho, Aguiar ( Parkim), Gerson, Dito, Josimar (Onélio), Manuelito ( cartão vermelho na segunda parte, por acumulação de amarelos), Chimango, Nelson (Craig), Ruben e Avelino.

 

Ferroviário de Maputo:Leonel, Jeitoso, Chiza, Sasse, Chico, Maurício ( Manucho), Edmilson, Gito, Jair (Paulo), Lewis ( Diogo) e Timbe.     

Estrela e Chibuto

em testes fora de casa

No grupo dos jogos de hoje destacam-se dois, um envolvendo Estrela Vermelha contra Ferroviário de Nacala, no Campo da Bela Vista, e  outro em que Chibuto FC é recebido pelo líder Liga Desportiva de Maputo. Estrela e Chibuto, com oito pontos cada, são as equipas que ainda não perderam nesta edição do Moçambola, cada um já empatou cinco vezes e ganhou um jogo. Curiosamente, entre ambos, em Gaza, o resultado foi de 0-0.

 A diferença é apenas que o Estrela Vermelha vai jogar num campo, o de Bela Vista,à porta fechada, por castigo imposto pela Liga Moçambicana de Futebol aos nacalenses devido ao mau comportamento dos seus adeptos no jogo contra Ferroviário de Nampula.

Esta jornada termina amanhã, segunda-feira, 2 de Maio, com a realização do jogo Desportivo de Niassa – ENH FC.

JOGOS E ÁRBITROS DE HOJE

1º de Maio de Quelimane – Desportivo de Maputo

Campo – Ferroviário de Quelimane

Árbitro – Filimão Filipe

1º Assistente – Alberto Miambo

2º Assistente – Amisse Bacar

4º Árbitro – Jaime Jemusse

Liga Desportiva de Maputo – Clube de Chibuto

Campo – Liga Desportiva

Árbitro – Inácio Sitoe

1º Assistente – Célio Mugabe

2º Assistente – Dias Sigauque

4º Felisberto Timane

Ferroviário da Beira – Chingale de Tete

Campo: Ferroviário da Beira

Árbitro – Estêvão Matsinhe

1º Assistente – Baltazar Nhancume

2º Assistente – Salomão José

4º Árbitro – Adérito do Rosário

Maxaquene – Ferroviário de Nampula

Campo: Estádio Nacional do Zimpeto

Árbitro – José Maria

1º Assistente – Gimo Patrício

2º Assistente – Isac Domingos

4º Árbitro – Paiva Dias

Ferroviário de Nacala – Estrela Vermelha

Campo: Bela Vista

Árbitro – Afonso Xavier

1º Assistente –  Amisse Djuma

2º Assistente – Abene Jussa

4º Árbitro – Feliciano dos Santos.

Desportivo de Niassa – ENH FC (amanhã)

Campo: Estádio Municipal de Lichinga

Árbitro – Aureliano Mabote

1º Assistente – Olívio Saimone

2º Assistente – Domingos Machava

4º Árbitro – Daniel Cosme

Texto de Manuel Meque
manuel.meque@snoticicas.co.mz

Foto de Inácio Pereira

 

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana