Início » Piscina do Estrela Vermelha em obras

Piscina do Estrela Vermelha em obras

Por admin

O Clube de Natação Tubarões de Maputo já iniciou com as obras de reabilitação da piscina da Escola Secundária Estrela Vermelha, com o objectivo de torná-la num pólo de desenvolvimento da modalidade.

A piscina, actualmente com 33 metros, será repartida por uma de 25 metros para competição, e um tanque de oito metros para aprendizagem, aquecimento ou descompressão.

A intervenção vai incidir no revestimento da infra-estrutura, canalização e construção duma casa de máquinas (filtros e bombas).

Também está prevista a construção de raiz de edifícios para serviços administrativos, nomeadamente sala para técnicos, secretaria, sala de reuniões, centro social e uma loja de venda de material desportivo, para além de construção de duas bancadas para acolher competições oficiais de piscina curta.

De acordo com o projecto, a piscina terá oito pistas, o que permitirá a realização de competições internacionais sob égide da Confederação Africana de Natação – CANA.

Actualmente, Moçambique só pode acolher provas internacionais de piscina longa (50 metros) no parque desportivo do Zimpeto e na cidade da Beira, onde existem piscinas olímpicas.

A única piscina de 25 metros na Cidade de Maputo é Raimundo Franisse, a qual, tem a desvantagem de possuir sete pistas, portanto, não recomendável para as provas pontuáveis na Federação Internacional de Natação, dado que as finais em provas oficiais devem ter oito nadadores.

Entretanto, a cidade da Beira, concretamente a Piscina do Ferroviário local, vai acolhe o Campeonato Nacional de Inverno de Natação, de 10 a 15 de Maio do ano em curso.

A piscina dos “ locomotivas” da Beira é de 50 metros, pelo que é propícia para este certame de inverno, que deverá contar com os nadadores da província e cidade de Maputo, Inhambane, Nampula, Tete, Zambézia e Sofala. 

Beira acolhe campeonato nacional

 A cidade da Beira, concretamente a Piscina do Ferroviário local, acolhe o Campeonato Nacional de Inverno de Natação, de 10 a 15 de Maio do ano em curso.

A piscina dos “ locomotivas” da Beira é de 50 metros, pelo que é propícia para este certame de inverno, que deverá contar com os nadadores da província e cidade de Maputo, Inhambane, Nampula, Tete, Zambézia e Sofala. 

Ainda da Federação Moçambicana de Natação (FMN) soubemos que a Federação Internacional de Natação (FINA), em cooperação com a instituição que dirige a modalidade no país, promove de 7 a 11 de Maio de 2016 uma formação internacional de juízes e cronometristas, na cidade da Beira, orientada por um painel de especialistas de gabarito mundial, aberta aos países da Região Austral de África e dos PALOP (Países de Língua Oficial Portuguesa).

A capacitação estará a cargo de um instrutor oriundo de Portugal e outro da África do Sul, por isso, a federação espera facilidades para os beneficiários na assimilação das matérias.

 

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana