Início » galarozes 2015

galarozes 2015

Por admin

Melancia de Moz:

Galaroz dos galarozes

O ano termina e cá estamos na espinhosa e ingrata missão de distribuir o Prémio Galaroz pelas figuras mais notáveis ao longo do ano. O galaroz é um galo pimpão, crista em riste, quando canta, fecha os olhos e bate asas!

Muitas vezes, no lugar de impor a ordem na capoeira, o galaroz distribui a desordem e não olha a meios quando o assunto é fazer ouvir o seu canto, seja no crepúsculo ou à madrugada.

Neste 2015, há que confessar tamanhas facilidades na atribuição do Prémio Galaroz dos Galarozes à Melancia de Moz, a estrela cintilante do canto e dança, seja em cima ou debaixo dos palcos.

Melancia de Moz, com suas cumpridas penas, esticou e muito o pescoço e fechou os olhos a tudo, cantou, bateu asas e voou altiva para um mundo seu, sem regras e compromissos familiares, porque, faz questão de ensinar, o casamento é a dois o resto é companhia…

A Melancia, como se sabe, é uma fruta suculenta que cai bem debaixo da canícula que se faz sentir por estes dias; talvez seja por ai mesmo que a nova espécie de Melancia, faz questão de dizer que é de Moz. Não vá por ai surgir alguém de má-língua a confundi-la com outras melancias de porte mais esguio. A nossa Melancia de Moz é, para além de cantante é também dançante e, nessa coisa de artes, ela não tem pejo em mostrar os fundilhos. Mas, como sói dizer-se, enquanto os cães ladram, a nossa galaroz canta sem só nem piedade para mostrar quem manda no galinheiro.

Não pode dividir o Prémio Galaroz dos Galarozes.

Bateu toda concorrência… e nós também, elegendo-a, evitamos vuku-vukus!

Galaroz Parlamentar

para Silvério Ronguane

Está definitivamente eleito o Pastor da oitava legislatura da Assembleia da República. Baixinho e com dentes de criança, tenta compensar no volume do seu canto e acredita, inocentemente, que quanto maior for o alcance do canto, mais corações vai tocar do seu rebanho e de outras pastagens.

Em ano de estreia no Parlamento, Silvério Samuel Ronguane fechou bastante os olhos, esticou o pescoço, bateu asas e cantou muitos argumentos, transformando-se num deputado-cantante de alto nível.

De tal sorte que, bastaram apenas onze meses para o deputado do MDM destronar dois ilustres Galarozes parlamentares das duas últimas edições, Saimone Macuiane e António Muchanga.

Sinceros parabéns ao professor-analista-deputante-cantante!

Galaroz do Desporto

para Michel Grispos

O Galaroz do Desporto parece-se com a águia, mas é mesmo apenas uma pura semelhança. Em tempos difíceis, com escassez de farelo na capoeira, fechou os olhos, esticou o pescoço e bateu asas para parte incerta.

Os sócios e adeptos procuraram-no e ninguém sabia do seu paradeiro e quando decidiu dar a cara cantou um projecto pouco convincente, que inclui a construção duma piscina olímpica num prédio de vinte andares.

Michel Grispos esgotou o dinheiro da venda do campo do Desportivo sem apresentar o outro desenhado para Marracuene, agora pretendia vender novas áreas do clube para adquirir o farnel.

Mas o que intriga mesmo a muito boa galinha é o projecto “dubaistíco” de uma piscina lá no alto. Segredaram a Bula Bula que a ideia era poupar no aquecimento: lá encima está-se mais perto do sol e então poupam-se algumas coroas no sistema de aquecimento para a piscina. Ora, alguns pintos, mais amarelos do que preto e brancos, questionaram-se, em pio rasante, como é que um galo que mal conseguiu encher de água uma piscina no rés- do-chão, faria para botar o famoso líquido no 20º andar.

Entretanto, o antigo campo está ali transformado numa qualquer maravilha arquitectónica da antiguidade média… faz lembrar os templos semi-enterrados dos deuses egípcios.

Não lhe foi aceite o projecto que até enganou muita e boa gente. Grispos bateu com a porta. Porta pequena, diga-se. Então, por portas e travessas, Galaroz do Desporto 2015 vai para o galináceo sonhador Michel Grispos.

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana