Início » A magia das motos do Chiveve

A magia das motos do Chiveve

Por Idnórcio Muchanga

“Quem tiver medo de perder de vista a costa não descobrirá novas terras”. O pensamento é antigo, mas mantém- -se válido. Deve ser por isso que Bula-bula não perde uma chance de viajar. A ideia é mesmo essa, a de descobrir novas realidades…

E nessa de conhecer novas paragens, Bula-bula deu com os fundilhos na bucólica cidade da Beira. O Chiveve está de cara lavada, apesar da crónica “doença” de inundações, até porque, como se sabe, a cidade está abaixo do nível médio das águas do mar. Digamos que é uma cidade diferente.

Nota-se, apesar disso, um esforço da autarquia em mudar algumas coisas… sendo a mais difícil, obviamente, a mentalidade arreigada de que “alguém é responsável por isto ou aquilo e, portanto, não tenho nada a ver com o assunto”, que faz com que boas iniciativas pereçam ainda no início.

Mas, inundações à parte, Beira tem uma coisa que chama particular atenção: as mototáxis. São aos milhares. Estão em todo o lado. Parecem formigas. Até porque prestam um serviço que vai safando as gentes locais e não só. As buzinadelas que fazem… são outros quinhentos.

Mas o que espanta tanto (nem é o facto de ser “normal” ver quatro pessoas numa motorizada) é a quantidade daqueles “táxis” abandonados pelos proprietários, sempre que estão em conflito com as autoridades.

Só para se ter uma ideia, nestes primeiros meses do ano, mais de 300 motorizadas foram apreendidas pelas autoridades municipais por diversas irregularidades. O que espanta mesmo é que os autuados pouco ou quase nada fazem para recuperar as motos. Equivale dizer que também não tratam dos papéis necessários para aquela actividade.

Muitas motos acabam indo para o leilão.

Bula-bula questiona-se: será que obter uma motorizada é muito mais barato do que obter uma carta de condução ou obter uma licença para o exercício do transporte de passageiros?

O que é líquido é que os mototaxistas, quando lhes caçam as motos, desaparecem. Diz-se até que alguns, passado algum tempo, são apanhados em falta, com os mesmos problemas.

Que magia há pelo Chiveve, que faz algumas pessoas abandonarem as motorizadas em vez de legalizarem a situação?… isto sem mencionar a acrobacia que alguns fazem para transportar até congeladores em motorizadas!

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana