Início » Sizaquel Matchombe lança “Tichanisso ta hina”

Sizaquel Matchombe lança “Tichanisso ta hina”

Por admin

“Tichanisso ta hina” em português “Nosso Sofrimento”, é o titulo de um disco com quatro temas a ser lançado em Maputo, no próximo mês de Junho pela artista moçambicana Sizaquel Matchombe. Das

quatro faixas musicais, duas são conhecidas, nomeadamenteNikazalile e Taka xai xenhi e as restantes são ainda uma surpresa.

Sizaquel disse que o lançamento faz parte das suas prioridades para o ano em curso: “Trarei esse trabalho para responder à solicitação dos meus admiradores, que me pedem há bastante tempo um disco. Gostava até de lançar um álbum mas agora não será possível.”

No disco a sair brevemente, Sizaquel que já foi premiada no Ngoma Moçambique  aborda problemas sociais que apoquentam os moçambicanos e não só.

Actualmente solista e também membro da banda Nkhuvu, Sizaquel tem participado em “shows” nacionais e internacionais.

Questionámo-la se não tem tido problemas para conciliar a sua carreira a solo e a banda. “Procuro respeitar muito os dois lados, quando sei que tenho um concerto com o Nkhuvu concentro-me apenas na banda. E quando é a solo, informo a banda que é para evitar agendar concertos no mesmo dia em que estou ocupada”,disse.

Falando da sua experiência além-fronteiras, Sizaquel revelou-nos que quando apresentam-se na diáspora a recepção e o calor do público têm sido muito fortes, sendo assim, gostaria que o povo moçambicano também passasse o mesmo sentimento.As pessoas de outros países vibram com o artista, e isso é mágico, pois deixa-nos maravilhados e com mais força de vontade de continuar a apresentarmo-nos”,referiu.

 

Outro facto que mereceu comentários é a preferência dos produtores pelos artistas estrangeiros, pagando-os muito mais em detrimento dos artistas nacionais.

 

MÚSICA DE RAÍZ

 

Sizaquel é uma artista que se destaca pela simplicidade, apostando muito em ritmos moçambicanos e africanos. Ela disse ao nosso jornal que a sua identidade é a cultura moçambicana, pois acredita:  “a única maneira de mostrar ao mundo aquilo que sou é fazer música com base em ritmos de nossas raízes”.

De salientar que a corista é mãe e acredita em Deus. Nos seus tempos livres prefere ler a bíblia sagrada e escrever.

Segundo conta, a sua inspiração é divina pois “não programo compor minhas letras, elas apenas me aparecem. Às vezes no meio do sono tenho despertado com uma melodia na mente e trato logo de gravar o som. E para as letras é mesma coisa que acontece.”

Vive completamente de música há mais de 10 anos e reconhece que não é tarefa fácil mas que “o mais importante é saber gerir o tempo. Procuro sempre fazer outras coisas ligadas à música, como é o exemplo de coros, que é para ter dinheiro no meu dia-a-dia.”

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana