Início » Pensar o amanhã

Pensar o amanhã

Por admin

Sob o lema “Participando sou cidadão” decorreu também em Inharrime a II Assembleia Geral da Associação Cultural Grupo de Teatro do Oprimido (GTO – Maputo) tendo como agenda a apresentação 

dos relatórios de actividades e do exercício financeiro do último quinquénio, revisão dos Estatutos da agremiação bem como a apresentação e análise do projecto de desenvolvimento da associação.

Uma das mais importantes decisões saídas da II Assembleia foi a da transformação da Associação GTO em Centro de Teatro do Oprimido (CTO) sendo que de agora em diante várias demarches – incluindo a conclusão das obras do centro cultural em curso no Hulene, em Maputo – serão implementadas para se lograr esse objectivo.

Dirigida pelo músico Aníbal Matine, a Assembleia Geral do GTO, reuniu cerca de 50 pessoas na Estalagem Chibikane, local eleito para os trabalhos. Patrício Augusto, teve a responsabilidade a animar o ambiente interpretando alguns números musicais do seu repertório.

Depois seguiu-se a apresentação exaustiva do relatório de actividades do último quinquénio. Alvim Cossa, curinga e timoneiro do GTO, encarregou-se de falar exaustivamente das acções que culminaram com a criação de centenas de grupos de teatro que usam as técnicas do “Oprimido”.  Actualmente cada um dos 128 distritos do país tem o seu curinga (pessoa que comanda os espectáculos e dirige os fóruns de discussão com as comunidades).

Refira-se que o processo de crescimento do GTO pelo país começou com a criação de grupos na Cidade de Maputo, sendo o Grupo Teatral da Escola Primária Unidade 8 o primogénito. Hoje, segundo Alvim Cossa, existem e em actividade pelo país, pouco mais de 120 grupos de teatro, sem mencionar os inúmeros que são parte integrante da iniciativa Escola Amiga da Criança, implementado em 7 distritos de Cabo-Delgado – Montepuez, Nampula – Angoche, Zambézia – Maganja da Costa, Tete – Changara, Manica – Mussorize, Sofala – Buzi, Gaza – Chibuto, congregado cerca de 350 grupos constituídos maioritariamente por crianças do ensino primário do I e II grau.

O relatório faz alusão também a actividades como campanhas de educação cívica sobre questões da Saúde sexual a reprodutiva, HIV-SIDA, Criança, Mulher, Terra, Idosos, governação e participação, transparência e prestação de contas; a recolha de assinatura – mais de 10.000 – de todo o país que culminaram com a instituição de Festivais Nacionais Multidisciplinares, criação das escolas de Teatro na UEM e cursos de gestão cultural no ISArC.

Foram também realizadas em todo o território nacional pouco mais de 300 oficinas de formação, tendo sido treinadas em técnicas de Teatro do Oprimido pouco mais de 4.500 pessoas. Destas, 1.200 estão no activo em pouco mais de 100 grupos em actividade pelo país.

Queremos nos referir que deste número, e, devido as especificidades próprias do projecto, não estão inclusas as 11 oficinas realizadas no âmbito da Iniciativa Escola Amiga da Criança, implementada nos distritos de Chibuto, Buzi, Mossurize, Changara, Maganja da Costa, Angoche, Montepuez. Este projecto abrange actualmente 98 ZIP´s, cerca de 1.176 crianças, orientados por um total de 137 professores, disse Alvim Cossa.

Acrescentou que “realizamos laboratórios de pesquisa dramática e de montagem com grupos de Inharrime, Jangamo, Chibuto, Namaacha, Marracuene no âmbito da Campanha do Livro onde foram montadas as peças “Meu livro ainda não chegou” e “Livro encapado dura mais”. Foi realizada com participação dos curingas provinciais o Laboratório Madalena, que na sua fase final, contou com a participação da actriz Arlete Guilhermina Vicente Bombi em representação do GTO-Maputo”.

O GTO também foi convidado a orientar oficinas de formação no estrangeiro tendo contribuído para a constituição de 3 grupos teatrais em Luanda, Huambo e Benguela, em Angola, para além de outras tantas em Portugal, Holanda, EUA, Inglaterra, Angola, Suécia e Peru.

Há ainda muitas batalhas pela frente, disse Cossa apontando como exemplo a necessidade da instituição de um Teatro Nacional mas uma das mais imediatas é a edificação da nossa sede.

Durante a Assembleia também foram revistos alguns dispositivos legais estatutários e analisado o Plano Estratégico 2013-2018. Augusto de Carvalho, ex-jornalista do Semanário domingo recentemente falecido e Ivone Mahumane foram unanimemente eleitos Membros Honorários do GTO enquanto a Unicef, Action Aid e a Save the Children foram homologados como Membros Beneméritos da associação.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana