Início » O teatro na construção da cidadania

O teatro na construção da cidadania

Por admin

Grupos de teatro de Namaacha, Marracuene, Bilene, Chibuto, Inharrime, Jangamo e Maputo juntaram-se no distrito de Inharrime, província de Inhambane para protagonizarem 

a VI Mostra Pública de Resultados que é um festival de Teatro do Oprimido onde os grupos partilham ideias e trabalhos, aprendem uns com os outros e mostram as melhores produções do ano quer sejam peças de teatro, adereços, entre outros.

A VI Mostra Pública de Resultados coincidiu com as actividades político e socioculturais à volta do Dia Mundial de Combate ao HIV/Sida na vila sede do distrito de Inharrime. A Praça Maputo foi o local escolhido para a realização da mostra que logrou atrair centenas de pessoas. Os actores dos diversos grupos – que usam as técnicas do teatro do Oprimido – esmeraram-se para exibir as suas melhores produções teatrais do ano que caminha para o ocaso.

Temas como saúde materno – infantil, violência doméstica e principalmente sobre o HIV/Sida foram o mote da maratona teatral que se prolongou por quase todo o dia para gáudio das gentes de Inharrime que, de forma activa, participaram no evento.

O teatro do oprimido, como se sabe, é um conjunto de exercícios, jogos e técnicas teatrais que têm por objectivo redimensionar o teatro, tornando-o um instrumento eficaz na compreensão e na busca de alternativas para problemas sociais e interpessoais. Suas vertentes pedagógica, social, cultural, política e terapêutica se propõem a transformar o espectador (ser passivo) em protagonista da acção dramática (sujeito criador), estimulando-o a reflectir no passado, transformar a realidade no presente e inventar o futuro.

Deste modo, o objectivo do Teatro do Oprimido é realizar reflexões sobre as relações de poder, explorando histórias entre opressor e oprimido, onde o espectador assiste e participa na peça. Todos os textos são construídos colectivamente a partir das situações reais da vida, baseados nas experiências e problemas típicos da comunidade, como a cidadania, o meio ambiente, a discriminação, o preconceito, o trabalho, a violência, o acesso a água, a educação, a saúde de entre outros.

E assim foi. Os espectadores foram convidados inúmeras vezes a proporem soluções para os problemas apresentados pelos diversos grupos e, entre risos e gritos da multidão, deixaram de ser passivos, subiram ao improvisado palco e actuaram.

Nota interessante é que mesmo pessoas que aparentemente não falam português regularmente percebiam perfeitamente as histórias e quando eram autorizadas a contracenarem com os actores, faziam-no de forma correcta; isto é apresentavam soluções próprias de quem percebeu perfeitamente o contexto apresentado. Para esse efeito contribuiu especialmente a excelente qualidade dos adereços e a linguagem simples.

Mostra Publica é o Festival de Teatro do Oprimido, evento que acontece anualmente, de forma rotativa nos distritos onde o GTO-Maputo e a ActionAid implementam actividades  (Bilene, Chibuto, Inharrime, Jangamo, Marracuene e Namaacha). No evento os grupos, que fazem parte do Projecto Mobilização Social para Democracia e Boa Governação, partilham ideias e trabalhos, aprendem uns com os outros e mostram as melhores produções do ano. Peças de teatro, cenografia e adereços

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana