Início » Músicos abraçam MMA clamando qualidade e melhor premiação

Músicos abraçam MMA clamando qualidade e melhor premiação

Por admin

Foi lançado semana última, a quinta edição do Mozambique Music Awards (MMA) 2013. A cerimónia teve lugar na Mediateca do BCI, tendo contado com a participações dos organizadores,

 músicos e patrocinadores.

Com o MMA pretende-se dar valor aos músicos, fornecendo uma plataforma internacional para que reconhecidos, respeitados e apreciados.

A decorrer sob o lema “Liberta a Música”, da quinta edição espera-se mais organização e participação, assim como a melhoria dos prémios atribuídos aos músicos.

De acordo com a representante da agência DDB, Cristina Ramela, esta edição do BCI Mozambique Music Awards promete trazer muitas surpresas e inovações. “Temos grandes surpresas para a presente edição e esperamos receber muitos artistas que, se calhar, superem os anos passados, por isso apelamos a todos interessados em participar do evento a dirigirem-se a nossa instituição e fazer a inscrição”, disse.

Defendendo que não são apenas os artistas que se beneficiam com MMA, Cristina afirmou haver motivação para continuar com a iniciativa.” O nosso objectivo é estimular os nossos artistas, pois é sempre gratificante receber um prémio, resultado do nosso esforço. Isso significa que as pessoas estão atentas aos nossos trabalhos. Mais ainda, quero acreditar que os músicos sentem-se mais motivados a produzir”.

Falando da premiação, Cristina disse não haver condições para granfes prémios. “Acho que o que oferecemos já é importante e representativo. Isso mostra que o artista é valorizado pelo seu trabalho. Ainda não estamos em condições de dar mais do que isso, mas esse ano haverá muitas surpresas que não podem ser adiantadas”.

Entretanto, o MMA sofrerá algumas mudanças, visto que algumas categorias foram retiradas e no seu lugar colocadas outras e espera-se uma maior adesão dos artistas nesta edição.

Por seu turno, o Presidente do Conselho Executivo (PCE) do BCI, Paulo Sousa, referiu que é um prazer fazer parte desde evento.“Esperamos que essa 5ª edição seja de muito sucesso, que os músicos afluam e que nos tragam ainda melhores trabalhos”.

DEVEM SER CRIADOS CRITÉRIOS RIGOROSOS

– Ildo Ferreira

Para Ildo Ferreira, um dos presentes na cerimónia de lançamento do programa, os critérios de escolha dos artistas devem ser mais rigorosos. Ele considera que todos participantes devem procurar trazer trabalhos com muita qualidade, pois isso vai ajudar no desenvolvimento da cultura moçambicana. E que o júri deve, igualmente, ser rigoroso na escolha dos vencedores.  

“Esta iniciativa é boa mas é necessário que exista transparência na escolha dos vencedores. É necessário um júri mais rigoroso no critério da escolha dos artistas e das músicas vencedoras, pois muitos foram os casos em que vimos certos artistas que mereciam vencer, no entanto, como resultado de falta de votos, ganharam outros sem muita qualidade. Quando num programa vencem pessoas sem qualidade isso desmotiva quem faz bom trabalho, sem contar que este se torna vulgar.Ildo falou da necessidade dos artistas trazerem melhores músicas, dado que só assim a música moçambicana poderá atingir grandes patamares. “Somos um país rico em literatura, acho também que essa riqueza devia ser transportada para a música actual. É que os nossos artistas só se preocupam em ter a sua música na praça e não com o conteúdo da mesma. Os músicos devem ser mais sérios e preocupados com as letras que transmitem”.

Amável Pinto, músico, pretende concorrer em algumas categorias ligadas ao seu ritmo musical, Rock.  Mas afirma ser necessário que o MMA tente melhorar o seu conceito. “Este projecto precisa de regras mais claras, só assim poderá ter a qualidade desejável”.

O Rapper 3H  disse que pretende concorrer e  gostaria que a classe dos músicos melhorasse os seus trabalhos, pois devem optar pela auto-superação toda vez que lançam um álbum novo. “Os artistas devem tentar se superar sempre, só assim poderão trazer melhores trabalhos para o país. Não podemos estar numa situação em que cada ano que passa a qualidade da nossa música decresce, só se alterarmos esse cenário teremos um concurso mais sério”.    

Tinito, músico,mostrou    indignação.“ Eu falo em nome dos músicos. Acho que temos de melhorar os prémios. O programa tem hoje muitos patrocinadores, não é como antes. Por isso, julgamos que é tempo de os vencedores levarem para casa um bom prémio”.                                                                                                                                      

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana