Início » Morreu Jaimito Machatine

Morreu Jaimito Machatine

Por admin

O ex-guitarrista Jaimito Machatine faleceu, vítima de doença súbita, na tarde da última sexta-feira, no Hospital Central de Maputo. Unanimemente considerado o melhor guitarrista que o país já

 teve, Jaimito Machatine nasceu há 64 anos em Zandamela, Inhambane, e tinha 15 irmãos.

Ao longo da sua brilhante e intensa carreira, Jaimito (Jaime Felisberto Machatine) tocou com músicos como Hortêncio Langa, Pedro Ben, Zeca Tcheco, entre muitos outros. Participou no registo dos discos Amanhecer I e II.

Artista versátil, Jaimito tocava também bateria, teclado e saxofone, mas foi como solista que se evidenciou de tal sorte que tanto as crónicas da época como os artistas e admiradores são unânimes em afirmar que ainda não surgiu entre nós um guitarrista à altura do finado.

Jaimito Machatine saiu de Moçambique para Portugal em 1977, tendo vivido nos países baixos antes de fixar residência nos Estados Unidos da América de onde regressou em 1997 padecendo de esquizofrenia. Apesar do apoio familiar, Jaimito optou por viver livremente tendo escolhido o frontispício da Rádio Moçambique para exibir os seus pensamentos em instalações ao ar livre de vários cartazes filosóficos.

Jaimito vai a enterrar, em princípio, amanhã na Cidade de Maputo.

Na imagem do Arquivo, Jaimito Machatine escrevendo os seus pensamentos.

B. Adamugy

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana