Início » Moreira Chonguiça Figura Cultural do Ano 2014

Moreira Chonguiça Figura Cultural do Ano 2014

Por admin

O etnomusicólogo, compositor e intérprete Moreira Chonguiça é a escolha do jornal domingo como figura cultural do ano 2014.

A escolha como figura de destaque ao nível cultural deve-se aos feitos de Moreira nacional e internacionalmente que dignificaram não só a ele, mas também o país.

Como activista social e cultural, Moreira participou em Addis Ababa – Etiópia, na União Africana, no restrito grupo de africanos que durante uma semana pensaram, debateram e traçaram o futuro de África para os próximos cinquenta anos.

Participou no Festival Internacional Cotai Jazz and Blues, em Hong Kong, juntamente com outros doze grupos seleccionados e representantes de vários países.  Moreira sagrou-se vencedor do festival, ficando em primeiro lugar.

A nível interno deu continuidade ao seu brioso festival de música, More Jazz Series. Este ano realizou a quarta edição. Trouxe Angelique Kidjo (cantora e activista do Benin, residente nos Estados Unidos da América), o angolano Filipe Mukenga,  o moçambicano radicado na África do Sul, John Hassan, entre outros que partilharam palcos de Maputo, Matola e Marracuene. Foram quatro concertos de muita animação com destaque para o retorno do jazz à Matola e comemoração dos cinquenta anos da FACIM,  criando condições para que a sociedade em geral, veja o jazz a praticamente custo zero.

No presente ano criou o More Jazz Big Band, tendo indicado o seu Mestre, Professor Orlando da Conceição e o norte-americano Ernst Dawkins, como Embaixadores da causa. Big Band é um conceito de alastrar a música e sua prática para crianças, saindo dos espaços comuns para atingir outro grupo de crianças. O Big Band actuou durante o festival More Jazz Series.

Moreira Chonguiça foi indicado igualmente como Membro do Comité de Conselheiros do Ministério da Cultura, tendo como missão produzir propostas e aconselhar o pelouro da área cultural sobre as actividades prioritárias.

Como Patrono da Escola Nacional de Música, Moreira Chonguiça conseguiu influenciar o Banco Comercial e de Investimentos – BCI, para assinar um acordo que se resume no apoio financeiro, anual, do BCI à escola.

Estas e outras actividades tornaram Moreira Chonguiça destacável no ano 2014.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana