Início » Gabriela empresta sua voz à luta contra ébola

Gabriela empresta sua voz à luta contra ébola

Por admin

A cantora moçambicana Gabriela Langa representa o país no mais recente projecto de músicos africanos que se uniram e compuseram música e vídeo clip para ajudar as vítimas do Ébola.

Iniciativa da operadora sul-africana MTN, o projecto que consistiu na junção de vários músicos africanos seleccionados  em função do seu potencial, tem a participação de decanos da música sul-africana como Pj Power, Steve Kekana, Mahotella Queens, Thandiswa Mazwai e os jovens Mafikizolo.

Fazem parte do projecto os seguintes músicos: sul-africanos: Donald , Mafikizolo ,RJ Benjamin , Mahotella Queens , Eskimo Writer , Moneoa Lloyd Cele, Sfiso Ncawane,  Danny K , MXO ,Thandiswa Mazwai , Loyiso ,PJ Powers , Zamo , Kurt Darren , Khaya Mthetwa , Elvis Blue,Matthew Gold , Kwesta ,Gigi LaMayne (SA /  Zimbabwe), Steve Kekana, Jabu & Mthunzi . Da  Nigéria juntaram-se ao projecto contra Ébola os músicos: Don Jazzy Banky W, Yemi Adade, K-Cee , Praiz, Sean Tizzle, K-Cee. Diamond é o representante da Tanzânia, enquanto Fally Ipupa asteia a bandeira da República Democrática do Congo. Quénia faz-se representar por  Liz Ogumbo , enquanto Camarões é representado por Wax Dey . três músicos zimbabueanos participam na acção, nomeadamente: Thaiwanda , Melly Mel , e GPB .

A  gravação da música teve lugar em Joanesburgo, no mês de Novembro, nos estúdios da SABC. O videoclip está em processo de finalização.

É O MAIOR PROJECTO AFRICANO CONTRA ÉBOLA

– Gabriela Langa, cantora

Gabriela Langa  teve uma experiência ímpar ao juntar-se a um grupo de artistas provenientes de vários países. “O meu sentimento é de felicidade pelo facto de a MTN ter observado a minha capacidade técnica vocal e, me ter seleccionado, o que consequentemente eleva a bandeira moçambicana a outros quadrantes, neste que é um dos maiores projectos artísticos africanos de luta contra Ébola”.

Para além de ser a única cantora moçambicana, Gabriela é também a única dos países de expressão portuguesa que participa da iniciativa, o que constitui um grande desafio e responsabilidade. “ Sinto orgulho por ser de um país falante da língua portuguesa. Mas por outro lado, alegro-me por saber e sentir que nós africanos podemos fazer algo por nós e pelo mundo”.

Partilhar o palco com vedetas africanas que ela viu e ouviu quando criança, foi outra experiência da Gabriela. “ Foi espectacular dividir o estúdio com alguns ídolos da minha infância e, ouvir por exemplo, Pj Power a quem imitávamos a forma de calçar, dizer que quer tirar uma foto comigo para copiar o meu penteado. Mas também despertei a atenção dos colegas que queriam saber aonde aprendi a cantar assim”.

QUEREMOS LUTAR CONTRA ÉBOLA EM ÁFROCA

– Mensagem do Conselho de Administração da MTN

“Como a MTN é uma companhia de telefonia móvel Pan-africana,  e com responsabilidades a nível das sociedades africanas, nós estamos comprometidos a lutar contra o vírus de Ébola em África. Vamos doar dez milhões de dólares à União Africana, como contributo nesta ofensiva contra Ébola”, explica-se na mensagem.

Explicando que a ideia baseou-se na selecção de artistas africanos proeminentes, a MTN afirma que  está a ser feita a reedição do We are the world, numa versão africana. “Amúsica gravada está disponível para download a partir MTN. Os
sons e CallerTunes também estarão disponíveis para downloads e os rendimentos serão doados para a União Africana  que irá gerir a distribuição dos mesmos para diversas ONG´s  engajadas e com necessidades para lutar contra o vírus Ébola em África.
Claro que para isso firmamos parceria
com One.org
”.

Com a presente campanha, há vários objectivos a atingir. “Queremos criar consciência  de apoiar as equipas e pessoas que correm o risco de vida, por forma a que também divulguem a informação sobre o  vírus do Ébola. Assim, acreditamos que vamos criar  um novo movimento  dos  Africanos e de governos africanos para juntos pensarmos neste surto. Por outro, vamos oferecer aos clientes do MTN e não só, a oportunidade de fazerem a sua parte para ajudar a combater o vírus Ébola”.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana