Início » Embaixada espanhola organiza curso cultural

Embaixada espanhola organiza curso cultural

Por admin

A Embaixada de Espanha em Moçambique organizou, há dias, um curso sobre diplomacia cultural. Trata-se dum seminário decorrido durante dois dias, na sede do Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI), em Maputo.

O seminário era para estabelecer um diálogo com os actuais e futuros responsáveis da cultura nacional, bem como compartilhar com os responsáveis das políticas culturais, a experiência de Espanha na difusão cultural no exterior.

Participaram do mesmo funcionários do Ministério da Cultura e Turismo e do Ministério de Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique assim como estudantes de pós-graduação do ISRI.

O curso foi ministrado por Eduardo Narbona, responsável de cooperação cultural na Agência espanhola de Cooperação Internacional (AECID), e pelo Frederico Congolo, professor do ISRI.

Foram realizadas diversas actividades desde a análise de ferramentas, instituições e a legislação espanholas para difundir a cultura como o distintivo da imagem de um país.

O seminário enquadra-se dentro do programa “ACERCA” de formação para o desenvolvimento do sector cultural em Moçambique em diferentes âmbitos (jornalismo cultural, gestão cultural, museologia, património, etc). Sendo que a AECID e a FIIAPP (Fundação Internacional e para Iberoamérica de Administração e Políticas Públicas) gerem conjuntamente este programa desde Espanha.

Refira-se que, a Espanha tem colaborado assiduamente na definição das políticas culturais de Moçambique, e ambos países coincidem em considerar que a cultura é um factor fundamental para o desenvolvimento.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana