Início » Moçambique no festival cultural na Zâmbia

Moçambique no festival cultural na Zâmbia

Por admin

O Ministro da Cultura e Turismo, Silva Dunduro, participa desde a última sexta-feira até hoje, domingo, no Festival Ncwala, na República da Zâmbia.

O Festival Ncwala ocorre todos os anos na Vila de Mtengulene, próximo da cidade de Chipata, na Província Oriental da República da Zâmbia.
Ncwala é um Festival Tradicional que envolve os povos Ngoni (Malawi, Zâmbia, Moçambique e Tanzânia). Esses povos mantêm os mesmos elementos culturais, e o festival marca o início das colheitas.
As províncias fronteiriças, em especial a de Tete, têm participado neste evento anualmente.

Este ano, a participação de Moçambique conta com uma delegação composta por cerca de 45 elementos, chefiada pelo Ministro da Cultura e Turismo, Silva Dunduro, que representa o Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, convidado pelo seu homólogo, Edgar Lungu.

Fazem parte da delegação moçambicana, 20 artistas dos distritos de Angónia e Tsangano, que estão a representar Moçambique através da dança Ngoni, denominada Ngoma. Compõem igualmente a delegação moçambicana, o Alto-comissário de Moçambique na República da Zâmbia, o PCA da HCB e outros técnicos da província de Tete e do Ministério da Cultura e Turismo.
No evento, espera-se igualmente a participação de delegações de Malawi e Tanzânia, chefiadas pelos respectivos Presidentes da República ou seus representantes.

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana