Artes & Letras

Arrancam inscrições para Festival Teatro de Inverno

A Associação Cultural Girassol está a realizar, desde semana finda, inscrições de grupos teatrais que desejam participar do XII Festival Internacional Teatro de Inverno (FITI 2015), a decorrer nos dias 29 de Maio a 21 de Junho do ano em curso, na Cidade de Maputo.

O festival, visa divulgar e fazer a mostra do produto artístico dos Grupos Teatrais e proporcionar oportunidades de formação, intercâmbio e troca de experiência.

Serão seleccionados 15 grupos de companhias de teatro nacionais, após uma avaliação de seus desempenhos, para participar do festival em representação do país. E as sessões do festival poderão ser acompanhadas todas as quintas-feiras, sextas-feiras, sábados e domingos.

O evento é de carácter demonstrativo e cada grupo/companhia deve apresentar a sua obra, tal como descrita na ficha de inscrição e registada na cópia da vídeo enviada à produção.

Para além de grupos de Moçambique, espera-se ainda a participação de grupos de Angola e Portugal e, diferente dos anos anteriores, não vai circunscrever-se ao teatro.

Também serão realizadas actividades como dança, música, fóruns e debates com painéis e a atribuição de homenagens e troféus de carreira a entidades ligadas às artes e à cultura e trabalhos de âmbito social.

O Grupo Cultural Girassol nasceu da necessidade de a Organização Continuadores prestar uma homenagem a Samora Machel (o primeiro Presidente da República) pela passagem do primeiro aniversário do seu desaparecimento físico, em 1987.

A promoção de grupos amadores de teatro, através da divulgação do seu trabalho artístico, associativismo cultural e formação de actores, é uma das principais apostas desta associação.

Salientar que o Festival surge com o objectivo de apoiar os grupos emergentes promovendo o associativismo cultural, tendo inicialmente sido de carácter competitivo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo