Início » Criado Big Band (orquestra) Moçambicana

Criado Big Band (orquestra) Moçambicana

Por admin

A Escola Nacional de Música (ENM) vai acolher nos dias  10 e 11 de Abril próximo, o lançamento do MoreJazz Big Band (uma espécie de orquestra na qual a primazia é para os artistas de palmo e meio, principiantes e curiosos na música).

O saxofonista moçambicano, professor Orlando da Conceição, e o saxofonista e compositor norte-americano Ernest Dawkins são os patronos da iniciativa que vai incorporar para além de actuações, workshops de troca de experiências, imortalização de temas clássicos de compositores moçambicanos, entre outras actividades.

“O More jazz Big Band vai ser uma marca, um local onde toda pessoa gostaria de tocar. Desde os mais experimentados aos aprendizes. É uma forma de incutir a música como ciência nas crianças. Por isso, a primeira etapa será caracterizada pela junção das crianças para workshops de entrosamento”, afirma Prof. Orlando da Conceição, Patrono do Big Band Moçambique.

Moreira Chonguiça, mentor da iniciativa, explica que o objectivo “é criar uma nova forma de ser e estar com estilo, disciplina e elegância. Os dois Embaixadores, patronos são figuras que já deram mostras do conhecimento e têm mais uma vez, a oportunidade de partilhar com as crianças o que melhor sabem”.

Ernest traz para Moçambique palhetas de saxofone alto e tenor, sax neck straps six , seven big band charts. Ernest possui uma vasta experiência em Big Band  e trabalhos com jovens músicos. Evidenciou-se ao longo dos anos pela criação de iniciativas musicais com vista a formar músicos.

Questionados sobre os planos seguintes, explicaram que a ideia é proceder o lançamento e, depois visitar algumas escolas para gradualmente ir se implantando a ideia. “Queremos trazer os nossos standards musicais de volta, valorizá-los, imortalizá-los e não há melhor maneira de fazer isso, a não ser a transmissão desses valores”, explica Moreira Chonguiça.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana