Início » Centro Cultural da Beira apresenta livros

Centro Cultural da Beira apresenta livros

Por admin

O Centro Cultural Português, na Beira, acolheu, há dias, a apresentação dos livros “Kanova e o Segredo da Caveira”, escrito por Pedro Pereira Lopes e ilustrado por Walter Zandamela, “O Casamento Misterioso de Mwidja”, de Alexandre Dunduro e Orlando Mondlane, e a colecção “Contos e Histórias de Moçambique", editada pela Escola Portuguesa de Moçambique.

Além da apresentação no Chiveve, o evento registou momentos de recriação, em dança, pela Casa dos Sonhos, e do enredo de “Na Aldeia do Crocodilos”, escrito por Adelino Timóteo e ilustrado por Silva Dunduro.

 “Kanova e o Segredo da Caveira” é o segundo livro infanto-juvenil de Pedro Pereira Lopes (depois de “O Homem dos 7 Cabelos”, Prémio Lusofonia 2010). Apresentado anteriormente duas vezes, a 5 e 29 de Novembro de 2013, a obra retrata a questão do trabalho infantil. Durante a sua jornada, Kanova faz amizade com uma caveira que lhe acaba sendo útil para o cumprimento de sua missão.

“O Casamento Misterioso de Mwidja” é uma viagem a um mundo fantástico onde uma rapariga é salva de um “falso casamento” por seu irmãozinho e por um flamingo amigo.

 A colecção “Contos e Histórias de Moçambique”, que conta com 10 títulos, incide na recolha de contos da tradição oral moçambicana, que são recriados por escritores e ilustrados por artistas plásticos e artesãos moçambicanos sob coordenação editorial de Teresa Noronha.

Alexandre Dunduro nasceu em 1987, na cidade da Beira. Desde a infância que convive no mundo das artes e cultura, tendo frequentado, ainda pequeno, o curso de piano.  Durante a sua formação universitária embrenhou-se no activismo cultural, tendo sido co-fundador do grupo Clube de Leitura, um grupo de debate sobre a Literatura e foi mentor de vários eventos culturais.

Actualmente desenvolve e implementa projectos de desenvolvimento social, ambiental e cultural e colabora em vários projectos como consultor e pesquisador. É co-autor do “Manual das Casas de Cultura” (2014) e participou na antologia Sarjetty Maa (Um país contundido), editado em Helsínquia, Finlândia (2015). Tem vários textos poéticos publicados na web-revista de Literatura jovem moçambicana “Lidilisha”.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana