Início » SAÚDE: Reacções a insecticidas podem ser piores que picadas de insectos

SAÚDE: Reacções a insecticidas podem ser piores que picadas de insectos

Por Idnórcio Muchanga

Toxicologistas afirmam que o uso exagerado de insecticidas pode causar espirro, dor de cabeça e alergia. Lembre-se que em certas estações do ano, como o verão, chove quase todos os dias, o que aumenta a humidade e desencadeia a invasão de mosquitos, formigas e baratas. Para evitar um eventual ataque, os insecticidas são uma protecção bastante usada, mas, como esses produtos são tóxicos, merecem todo o cuidado possível.

Por isso, devem ser colocados próximo à porta do quarto, a cerca de 2,5 ou 3 metros de distância da cama, pois algumas pessoas apresentam reacções como espirro, dor de cabeça e alergia. É importante ler o rótulo antes de aplicar o insecticida. Alguns, porém, não especificam por quanto tempo se deve espalhar o produto.

O recomendado, segundo especialistas, é pulverizar o spray por cinco segundos e só voltar a entrar no ambiente depois de 15 a 20 minutos. Na cozinha, esse tipo de produto não deve ser utilizado, pois pode contaminar os alimentos. Mas, em caso de intoxicação, o indivíduo deve levar o insecticida ao hospital para ajudar no atendimento.

A precaução deve ser maior com as opções inodoras ou de cheiro agradável, que fazem o consumidor aplicá-las sem perceber a quantidade. O insecticida automático, que solta substâncias ao longo do dia e fica preso à parede, exige ainda mais atenção: não pode ser instalado a menos de dois metros de altura.

Para quem prefere o repelente eléctrico, deve colocar o equipamento a uma distância de cerca de dois metros da cabeceira da cama. O local também deve ser ventilado, para evitar a inalação de compostos químicos. Crianças, idosos, grávidas e asmáticos são os grupos mais sensíveis a tóxicos, por isso todo cuidado é pouco. De qualquer modo, além de usar produtos contra os insectos, uma óptima forma de evitá-los é manter a casa e os ambientes higienizados e sem acúmulo de lixo.

Fonte: Bem-estar 

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana