Início » Principais patologias orais

Principais patologias orais

Por admin

Doenças de origem oral são várias. Sua complexidade é variável consoante o comportamento do paciente no seu monitoramento na prevenção ou mesmo no tratamento. Vão desde uma cárie dentária e podem culminar num cancro de boca.

Nas linhas que se seguem, domingo explica aos seus leitores como se manifestam algumas dessas doenças.

A cárie dentária

É uma doença infecto-contagiosa degenerativa provocada por vários factores que podem destruir os dentes. Está relacionada com a presença de uma placa bacteriana (uma camada pegajosa de cor amarelada composta por bactérias da boca, restos de alimentos e saliva) que provoca à perda de minerais no dente.

Os doces, o açúcar e bolachas são alimentos que favorecem o aparecimento da cárie, pois contribuem na produção de ácidos pelas bactérias e desmineralizam os tecidos dos dentes.

“A cárie é uma doença transmissível. Geralmente essa transmissão ocorre pelo contacto directo, boca-a-boca, ou com a partilha de utensílios tais como talheres no momento da refeição. Daí a importância de não se compartilhar a escova de dentes”, explicou ao domingoSheila Anlaue, médica dentista.

Gengivite

É causada pela acumulação de placa bacteriana que provoca irritação e inflamação das gengivas. O inchaço e alteração da cor da gengiva (que adquire coloração vermelha e com sangramento no momento da limpeza oral)constituem os primeiros sinais de alarme.

Esta enfermidadeafecta apenas a gengiva próxima do dente.

Periodontite

Diferentemente da gengivite, a periodontite é uma reacção inflamatória da gengiva (devido à acumulação de bactérias) e dos tecidos periodontais mais profundos que causam a destruição da estrutura óssea que protege os dentes.

Ambas têm os mesmos sintomas: dentes tortos em função da descida da gengiva, deixando antever as raízes, provocando deslocamento.

Uma das formas de prevenir a doença periodontal assenta na boa higiene oral. Recomenda-se o seguinte: escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia e de preferência depois das refeições e antes de dormir. Deve-se evitar o consumo abusivo de alimentos ricos em hidratos de carbono, refinados como açúcar, doces e bolachas.

Halitose

Esta doença é caracterizada pelo mau hálito na boca. Este mau cheiro é provocado pela presença de bactérias na língua. Neste órgãoexiste uma camada de papilas gustativas que são pequenas saliências responsáveis pelo reconhecimento do sabor dos diferentes alimentos.

Entre as papilas se acumulam bactérias que formam uma camada branco-amarelada sobre a língua, a sabura lingual. Para além de mau-hálito, ela pode causar outras doenças. Para evitar este acúmulo bacteriano é importante escovar a língua sempre durante as escovações.

Cancro oral

É doença crónica proveniente de diferentes factores que afectamos processos de controlo da proliferação e crescimento celular.

É considerado o oitavo cancro mais comum no mundo. Apesar de ter cura quando diagnosticado cedo, este cancro tem sido, geralmente, detectado tardiamente pelo facto de ser assintomático no princípio.

Pode ser provocado por factores como o álcool, fumo de tabaco, exposição à radiação solar, dietas e deficiência imunológica.

Os dois primeiros factores são considerados de grande risco para o desenvolvimento deste tipo de cancro.

Estima-se que no mundo 30 por cento das mortes por esta enfermidade estejam relacionadas com o consumo de tabaco, 35 por cento com hábitos alimentares e os restantes 35 está associada a diferentes factores tais como os agentes químicos cancerígenos, exposição às radiações ionizantes, carência nutricional, uso de hormonas e vírus oncogénicos.

Para a prevenção desta doença é importante que se faça o auto-exame dos órgãos da boca, nomeadamente lábios, língua, soalho da boca, gengivas, palato e amígdalas.

Concorrem para a suspeita de cancro vários sintomas: aumento de tecido ou inchaço de rápida evolução na região da boca; perda de dentes sem razão aparente; dificuldades na fala e movimentação da língua. Outro sintoma suspeito de cancro é padecer de gengivite ou periodontite por longo tempo e aparecimento de fios de sangue na saliva, sem motivo aparente.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana