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Ponte de Mulaúze reabre em Julho

Por admin

As obras de reabilitação da ponte sobre o rio Mulaúze, traçado que liga o bairro de Khongolote, Município da Matola, à Estrada Nacional Número1, na zona de Molumbela, Cidade de Maputo, poderão terminar no final do próximo mês de Julho do ano.

 Trata-se da infra-estrutura que foi derrubada pela força da água da chuva que fustigou recentemente o país Actualmente decorrem trabalhos de conclusão dos quatro pilares que vão suportar a plataforma de faixa de rodagem. Os pilares têm um metro e meio de altura e 12 metros de comprimento.
Nos próximos dias vão iniciar os trabalhos de construção da rampa, barreiras e plataforma.
A obra, da responsabilidade do Conselho Municipal da Matola, iniciou no passado mês de Janeiro.
De referir que aquele troço dá acesso o bairro Kongolote e serve igualmente para descongestionar a Avenida 4 de Outubro.
Os automobilistas utentes daquele troço lamentam o facto das mesmas estarem a decorrer de forma lenta.
Édio Manhiça, residente no bairro de Khongolote, referiu que a ponte vai aliviar o sofrimento de várias famílias que vivem nos bairros de Khongolote, Mapandane, entre outros da Matola e que procuram chegar à EN1.
Pensamos que a ponte vai nos ajudar muito, mas o ritmo da obra deixa a desejar, talvez porque os trabalhadores são poucos, disse. Por sua vez, Gabriel Cossa, residente no bairro de T3, disse esperar o fim da construção da ponte com ansiedade.
Reabilitar a ponte apenas não vai resolver o dilema porque a estrada que parte de Molumbela para T3 está totalmente destruída e precisa de ser trabalhada. Quer dizer, se deixarem no estado actual voltaremos a ter problemas, disse.
Humberto Cuambe, outro residente de Khongolote, afirmou que aquela via é importante para os municípios de Maputo e Matola, uma vez que serve de alternativa para os transportadores semicolectivos que ligam os bairros da Matola e bairro do Zimpeto, cidade de Maputo.
Falando sobre a prossecução do projecto, o porta-voz do Município da Matola, Bernardo Dramus, disse que numa primeira fase a edilidade tinha decidido que a circulação de viaturas naquela ponte seria restrita, mas alterou os planos devido à importância estratégica daquele troço.
Sabemos que uma parte de nós munícipes não respeita as normas. À calada da noite podiam passar por lá camiões com 40 ou 50 toneladas. Então decidimos construir uma ponte que pudesse suportar aquele peso, disse.
Dramus explicou que depois da colocação da ponte vão iniciar os trabalhos de asfaltagem do troço entre aquela ponte e EN1, bem como para o interior do bairro Khongolote.

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