Início » Polícia apreende 500 kg de soruma

Polícia apreende 500 kg de soruma

Por admin

A Polícia da República de Moçambique (PRM), em Manica, acaba de apreender 500 quilogramas de cannabis sativa, vulgo soruma, e na circunstância destruiu 3 mil plantas desta droga. A soruma era produzida no distrito de Vanduzi.

Em conexão com esta prática, uma pessoa foi detida para responder pelo crime de produção e tráfico de estupefacientes. Trata-se de Joalinho Raul, dono da machamba onde a droga era cultivada.

Depois de produzida e devidamente embalada, a soruma seguia para as repúblicas do Malawi, Zimbabwe e África do Sul, onde era comercializada, segundo deu a conhecer a jornalistas o porta-voz da PRM em Manica, Belmiro Mutadiwa. 

Falando numa conferência de imprensa , Belmiro Mutadiwa explicou que a soruma era agricultada numa horta encoberta de legumes e outro tipo de culturas alimentares. “Recebemos denúncias da população e prontamente accionamos todos meios para apurarmos a veracidade dos factos. Porque estávamos perante uma situação que era considerada nociva à lei, fomos obrigados agir. A soruma apreendida estava quase a ser transportada para o exterior. Também interessa-nos saber como era feito o transporte desta droga. Por isso que continuamos a trabalhar para identificar mais integrantes desta rede”, explicou.

Em declarações a imprensa, Joalinho Raul negou seu envolvimento na produção e tráfico de droga. Todavia, admitiu ser consumidor . Disse que fuma apenas para obter mais força, principalmente quando pretende desempenhar actividades diárias, sobretudo na machamba.

“Sempre fumei mas nunca vendi. Não sei nada disso. Fumo para produzir na minha machamba. Desde pequeno que fumo soruma. Nem sei por quanto é que vendem o “produto”, declarou.

Durante a “operação limpeza”, que durou aproximadamente duas semanas, a polícia deteve igualmente dois cidadãos que se dedicavam no roubo de motorizadas e assaltos à bancas fixas nas cidades de Chimoio e distrito Manica.

Nestas detenções foram recuperados vários bens que haviam sido extraviados pelos malfeitores agora a contas com a PRM. O sucesso desta operação deveu-se a participação da população que tem se envolvido em actividades de combate à criminalidade.

A soruma é a droga mais produzida e consumida em Manica. A sua produção é feita em grande escala no distrito de Guro, concretamente em Calombolombo, região onde a polícia destruiu, há sensivelmente dois anos, extensas áreas de produção desta cultura. O produto era vendido no Zimbabwe e África do Sul.

Domingos Boaventura

mingoboav@gmail.com

Você pode também gostar de:

1 comment

iso payment gateway 2 de Agosto, 2023 - 4:25

Hiya, I’m really glad I’ve found this info. Nowadays bloggers publish just about gossips and net and this is really annoying. A good blog with interesting content, this is what I need. Thanks for keeping this website, I’ll be visiting it. Do you do newsletters? Cant find it.

Reply

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana