Encontrámo-lo numa das suas barracas, no Mercado Central de Cuamba. É aqui onde João António vende electrodomésticos e material eléctrico, já faz muito tempo. Iniciou a actividade vendendo
quinquilharias e outros artigos de pequena importância.
Tudo mudou quando, aconselhado por um amigo, João António elaborou um projecto que consistia em comercializar artigos de electricidade e submeteu-o ao governo distrital. Foi-lhe disponibilizado um montante de 80 mil meticais com o qual alargou o leque de artigos. Hoje, João António é dono de si mesmo. Tem duas barracas melhoradas. Para além de material eléctrico, João António vende igualmente televisores, vídeos e outros.
Mesmo assim, afirmou que “queria mais dinheiro. Mas, com o que consegui deu para alargar o meu negócio, mesmo que para isso tenha sido obrigado a apertar o cinto. Graças a este negócio, tenho casa própria; a minha família leva uma vida razoável, não passa por grandes necessidades”, explicou João António, que garantiu ter já começado a devolver o dinheiro. “Devolvi mais de metade do valor que me foi concedido e vou concluir a parte que falta nos próximos tempos.”