Início » Munícipes acusam Polícia de colaborar com malfeitores

Munícipes acusam Polícia de colaborar com malfeitores

Por admin

Residentes de Tchumene II e do bairro da Matola Gare, no Município da Matola, acusam agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM) afectos à 5ª esquadra de Tchumene de estarem a favorecer o recrudescimento da criminalidade.

De acordo com os moradores, quando as vítimas se dirigem àquela esquadra para apresentarem queixa sobre algum caso relacionado ao crime, a equipa em serviço exige pagamento de algum valor monetário.

Mais: quando alguém faz uma chamada para solicitar os serviços da Polícia ninguém atende ou a resposta é sempre de que não há transporte ou efectivo suficiente para se deslocar ao local do crime.

A população apresentou recentemente estas preocupações durante um comício naquele bairro que contou com a presença do Comandante-geral da Polícia da República de Moçambique, Jorge Khalau, e do presidente do Conselho Municipal da Matola, Calisto Cossa.

Residentes de Tchumene II revelaram que os malfeitores protagonizam assaltos na via pública e nas residências no período nocturno, aproveitando-se da falta de iluminação nas ruas.

Para agravar a situação, segundo disseram os moradores, os responsáveis das empresas instaladas naquela zona não cortam o capim que cresce nas imediações dos seus estabelecimentos, o que ajuda os criminosos nas suas incursões.

Já em conversa com a nossa equipa de Reportagem algumas vítimas disseram que a situação é mesmo caótica. António Busse contou que no passado mês de Outubro sua esposa viu o “chapa” em que se fazia transportar (do bairro da Liberdade em direcção a Tchumene) ser seguido por bandidos que usavam fardamento da Polícia.

Quando o “chapa” parou, um dos bandidos dirigiu-se ao motorista. Mandou-o descer e levou-o para o carro deles. No lugar do motorista do semi-colectivo foi um dos bandidos que continuou com a marcha até uma mata que está perto da Ponte do rio Matola. Quando lá chegaram mandaram todos os ocupantes tirar a roupa e entregar outros bens”, disse.

Busse acrescentou que os ocupantes que traziam consigo cartão de banco foram obrigados a deixar o PIN com a ameaça de serem mortos caso entregasse dados bancários falsos.

Facto curioso é que quando o motorista foi apresentar a queixa na 5ª esquadra de Tchumene a equipa em serviço pediu 80 mil meticais para recuperar a viatura roubada.

“No dia seguinte, a minha esposa foi participar o caso na Polícia e o comandante disse que não concordava com o assalto, porque ela não estava nua quando foi para lá. Ele disse que naquele estado era difícil ter provas de que ela foi mesmo assaltada”, explica o nosso entrevistado.

Outro caso de assalto aconteceu com uma senhora que saía do serviço a caminho de casa fazendo-se transportar na sua viatura. Quando entrou na rua que dá acesso àquele bairro deparou-se com um indivíduo que parecia estar embriagado. Ela quis parar para esperar que a pessoa se afastasse da estrada. De repente, para o seu espanto, o homem tirou uma arma e mandou a senhora sair do carro.

Facto intrigante é que no dia seguinte a vítima encontrou os documentos que tinha deixado no carro no pátio da sua casa.

“Denunciem os que praticam más acções”

 – Jorge Khalau, Comandante-geral da Polícia

O Comandante-geral da República de Moçambique, Jorge Khalau, reagindo às preocupações apresentadas pelos residentes pediu a colaboração de todos de forma a conseguir desmantelar as equipas dos malfeitores.

Garantiu igualmente que a sua direcção continuará a trabalhar de forma corrigir os erros que vêm sendo cometidos pela corporação.

“Alguns desses agentes que praticam esses actos que mancham a nossa corporação vivem nas vossas casas, são vossos filhos, denunciem. Nós vamos continuar a vigiar as nossas estradas e fiscalizar os carros. Mas é preciso ter paciência e colaborar”, disse.

Falando sobre a falta de meios de trabalho por parte da Polícia,  Khalau referiu que há um trabalho em curso de forma a apetrechar mais os efectivos com meios circulantes.

 

Abibo Selemane

habsulei@gmail.com

Você pode também gostar de:

1 comment

nano coating ceramic 7 de Março, 2024 - 11:16

Right now it looks like Wordpress is the top blogging platform oout there right now.
(from what I’ve read) Is that what you’re
using on your blog?

Take a loook at my web paghe … nano coating ceramic

Reply

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana