Início » Mulheres são mais vulneráveis à ansiedade

Mulheres são mais vulneráveis à ansiedade

Por admin

Mulheres são mais vulneráveis a ansiedade facto que está associado a factores biológicos sendo uma delas a existência de hormonas produzidas pelo organismo denominadasoxitocinas.

Estudos mostram que a prevalência de transtornos de ansiedade ao longo da vida afecta em 30 por cento e em 19 por cento nos homens.

Outro aspecto levantado por Sarmento Govene, psicólogo clínico está associado as responsabilidades sociais e culturais que pesam sobre a mulher. A mulher é aquela que possui vários papéis em casa, no serviço e na comunidade e que os mesmos exigem muito dela, explicou Sarmento Govene. 

Certos tipos de transtornos de ansiedade são duas a três vezes mais frequentes nas mulheres. Neles destacam-se as fobias específicas, o transtorno do pânico e transtorno do stress.

Contudo, existe similaridade na forma de manifestação da ansiedade nos homens como nas mulheres.

Assim sendo,a melhor forma de lidar com a ansiedadeestá em procurar ajuda médica para melhor orientação. É igualmente recomendável que se respeite o tempo de descanso, se tenha uma alimentação equilibrada com todos os grupos alimentares.

Para Sarmento Govene fazer exercícios físicos, dedicar algum tempo em actividades de lazer junto de família e amigos também constitui uma forma de combater a ansiedade.

A dificuldade para dormir ou insónia, o pânico, a tensão muscular quase constante, o medo de falar em público que não passa mesmo com muita  a prática  pode ser sinal de um transtorno de ansiedade social.

Luísa Jorge
luísajorge@snoticias.co.mz

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana