Início » Moçambique tem mais de um milhão de crianças vulneráveis

Moçambique tem mais de um milhão de crianças vulneráveis

Por Idnórcio Muchanga

Um milhão e oitocentas crianças, de zero aos dezoito anos de idade, vive em situação de vulnerabilidade em Moçambique, segundo dados divulgados ontem nas cerimónias centrais de 1 de Junho, Dia Internacional da Criança, realizadas no distrito de Gilé, província da Zambézia, dirigidas pela esposa do Presidente da República, Isaura Ferrão Nyusi.

Neste momento, o Ministério do Género, Criança e Acção Social está a lutar para inverter estes números e já conseguiu que parte das crianças em idade escolar esteja na sala de aula.

Além de enquadrar crianças nas escolas, a instituição, com a ajuda dos seus parceiros, tem prestado assistência social, medicamentosa, apoio psico-social. Também faz o registo de nascimento dos pequenos.

Na sua intervenção, a primeira-dama, Isaura Ferrão Nyusi, reconheceu que ainda há muitos desafios a ultrapassar para que as crianças moçambicanas gozem dos seus plenos direitos.

Segundo disse, é por isso necessário reflectir um pouco mais sobre contribuições e delinear estratégias de como os vários sectores da sociedade podem apoiar na melhoria de condições do bem-estar da criança.

Dia após dia, diversas situações naturais deixam muitas crianças órfãs e desamparadas, sem acesso à escola, aos cuidados de saúde e desprovidas de meios básicos para a satisfação das suas necessidades mais elementares. Por isso apelamos a todas as crianças e adultos a pautarem pela solidariedade e contribuírem para a minimização da pobreza e vulnerabilidade”, considerou.

Na mesma ocasião, a primeira-dama lembrou que os pais e encarregados têm um papel de extrema importância na formação e educação das crianças, transmitindo-as o saber, valores morais e de respeito ao próximo, como garante da construção de uma geração sã para assegurar o futuro do país.

Texto de Maria de lurdes Cossa, na Zambézia

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana