A população do bairro Francisco Manyanga, no município de Gondola, na província de Manica, tem desde semana passada uma nova unidade sanitária.
A infra-estrutura, já em funcionamento, possui serviços de consultas para crianças e adultos, uma maternidade e um mini-enfermaria com três camas para internamento pós-parto. A mesma foi edificada pela empreitada Bom Gosto e custou ao Conselho Municipal de Gondola cerca de 1.3 milhão de meticais.
Intervindo no acto da inauguração, Eduardo Gimo, presidente do Conselho Municipal de Gondola, disse que com a entrada em fucionamento daquela unidade sanitária a população deixa de percorrer aproximadamente um quilómentro para encontrar o hospital mais próximo, localizado na vila- sede do distrito.
Gimo referiu que situação tornava-se mais dramática no período nocturno, pois os doentes ficavam expostos a todos riscos ao caminharem a pé, madrugada adentro, à procura de assistência médica.
“Realmente era difícil. Muitas mães davam à luz em plena via pública por causa da distância. Foi daí que pensamos em colocar aqui um centro de saúde para serviços essenciais”, referiu o edil de Gondola.
Por seu turno, a governadora da província de Manica, Ana Comoane, vincou a necessidade de se conservar a infra-estrutura, sublinhando que “o hospital é um ganho comum e pertence a toda população desta zona, devendo ser conservado.”