Início » Gestores de extensão agrária capacitados na África do Sul

Gestores de extensão agrária capacitados na África do Sul

Por admin

Dezanove gestores de extensão agrária vinculados à Direcção Nacional de Extensão Agrária (DNEA) e quatro investigadores agrários do Instituto Nacional de Investigação Agrária (IIAM) participaram recentemente numa capacitação técnico-científica sobre gestão de extensão agrária.

A capacitação decorreu na Universidade de Pretória, na República da África do Sul (RAS), e enquadrou-se nos esforços do MASA em reforçar a relevância e efectividade da extensão agrária, em colaboração com outros parceiros-chave no apoio aos produtores.

A formação visa conferir aos técnicos habilidades que permitam maior produtividade, produção e aumento da renda dos produtores agrários.

Os gestores de extensão capacitados são provenientes das dez províncias e da área peri-urbana da cidade de Maputo bem como da DNEA a nível central. Os quatro investigadores agrários que tomaram parte do evento foram indicados a partir de quatro Centros Regionais de Investigação Agrária do (CZIAs) do IIAM nomeadamente da região Sul, Centro, Noroeste e Nordeste.

A capacitação visou reforçar as competências e habilidades dos formandos face aos principais desafios no exercício das suas funções. A junção de gestores de extensão e de investigadores nesta capacitação enquadra-se nos esforços do MASA em reforçar a ligação efectiva entre a investigação e extensão agrárias.

A capacitação em referência enfocou sobre temas actuais como reformas relevantes à extensão no sector agrário; conceitos, modelos e abordagens de extensão; novos paradigmas no desenvolvimento de sistemas de extensão; modelos de ligação entre produtores e mercados e agronegócio em geral; princípios e abordagens na promoção e apoio aos organizações de produtores; o papel da extensão nas questões transversais, incluindo a segurança alimentar; aspectos críticos na priorização de actividades, programação, liderança, análise e debate científico sobre o desempenho dos serviços de extensão;  e factores críticos na transferência e adopção de tecnologias, incluindo o efeito das mudanças climáticas; entre outros. 

Realizada no âmbito do Programa Nacional de Extensão (PRONEA) em implementação desde 2012 (fase 2), esta formação em serviço teve o apoio financeiro do Projecto de Apoio ao PRONEA (PSP). O PSP/PRONEA consiste de provisão de serviços de extensão orientados pela oferta, mas também advoga que o MASA/DNEA tenha capacidade de responder, de forma cada vez mais efectiva, à prestação de  serviços orientados  por solicitação específica dos produtores, ou pela procura (por exemplo, para produtos de maior inserção no mercado) bem como a necessidade de contribuir para  o desenvolvimento de outros actores não públicos de extensão no país.

Segundo o agrónomo Hélder Gêmo, o qual facilitou a organização do evento em referência junto da Universidade de Pretória em representação do PSP/DNEA, esta iniciativa é orientada para resultados sendo que a DNEA propõe-se em assegurar a sua replicação junto de outros profissionais no terreno, tendo como base os técnicos que beneficiaram de tal formação.

Os formandos deverão também propor acções concretas que visem melhor desempenho da extensão em função dos conhecimentos adquiridos.

É esperado que acções de seguimento ocorram com a Universidade de Pretória, uma instituição reconhecida no ensino e conhecimento sobre extensão agrária na Região Austral e que já providenciou formação em serviço à extensão pública do país em 2002-2003 com sucesso.

Co-financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrário (FIDA), União Europeia (UE), Governo de Moçambique e pelos beneficiários do Projecto no terreno, o PSP providencia suporte técnico e financeiro-logístico à implementação do PRONEA em 42 distritos, nas dez províncias do país, exceptuando portanto as zonas verdes da cidade do Maputo, até 2017.

O MASA conta actualmente com 1261 extensionistas públicos distribuidos por partes geográficas de 128 distritos rurais, aos quais se adicionam pelo menos 21 áreas peri-urbanas nas quais a extensão pública actua.

 

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana