Início » DICAS DA VOVÓ: É feio atribuir todas maldades à mulher

DICAS DA VOVÓ: É feio atribuir todas maldades à mulher

Por Idnórcio Muchanga
  • vovó Celina Macuácua, em conversa com o jornal domingo

A criação dos filhos tem dividido opiniões, sendo que há uma ala da sociedade que encasquetou na cabeça que quando a coisa desanda, somente a mãe carrega o fardo repleto de culpa.

É da boca da vovó Celina Macuácua que sai esta observação, uma anciã que não mede palavras quando o assunto é discorrer sobre o comportamento das crianças e jovens da nossa terra.

Ela começa por dizer que “os nossos filhos não conhecem a palavra respeito, em casa, em contacto com a família, na rua, na escola, na igreja. É vergonhoso”. Pior ainda – continua a vovó do jornal domingo – é que em alguns casos “os pais nem notam, porque não têm tempo para cuidar dos seus filhos, ou acham engraçado o que fazem”.

Seja como for, a verdade é que “as mães têm carregado sozinhas a culpa do mau comportamento dos filhos. ‘Atiku dzi hlaya pswopswo’ (é o que a sociedade diz)”. Mas, a seu ver, isto é injusto: “O pai também é culpado, e em algumas famílias o pai enche o filho de mimos, como se isso fosse correcto”.

Mesmo a fechar, a vovó Celina faz acusações nos seguintes termos: “Quando tudo é bonito dentro de casa, o pai é que ganha elogios. Porquê? E a mulher? É feio o que a sociedade faz: atribuir todas as maldades à mulher”.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana