Início » INQUÉRITO: Cidadãos falam sobre o cancro da próstata

INQUÉRITO: Cidadãos falam sobre o cancro da próstata

Por Idnórcio Muchanga

Novembro é o mês dedicado à campanha de sensibilização sobre doenças que acometem os homens com destaque para o cancro da próstata. Em Moçambique, o cancro da próstata é o segundo mais frequente entre indivíduos do sexo masculino. Apesar de o diagnóstico precoce ser a única forma de garantir a cura, há ainda muitos preconceitos em volta da doença. Neste contexto, domingo saiu à rua para saber dos cidadãos o que sabem sobre a enfermidade.

NÃO TENHO INFORMAÇÃO

– Félix Macamo, agente de limpeza

Não tenho informação nenhuma sobre “Novembro Azul”, nem sei o que é cancro da próstata. Nunca ouvi falar do assunto nos órgãos de comunicação.

Não tenho informação nenhuma sobre “Novembro Azul”, nem sei o que é cancro da próstata. Nunca ouvi falar do assunto nos órgãos de comunicação.

NÃO TEMOS CONSCIÊNCIA DA GRAVIDADE

– Pedro Fernandes, funcionário público

O cancro da próstata é uma doença extremamente perigosa e se não for levada em conta pode conduzir à morte. Há vários sintomas associados, só que não posso precisar agora, aliás, especialistas da saúde é que podem dar detalhes.

Contudo, é preciso fazer exames médicos para ter um diagnóstico mais preciso. Há falta de consciência da nossa parte em relação ao nosso estado de saúde. Esta doença é fatal e o diagnóstico e tratamento tardio levam à morte de muitos cidadãos. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana