Início » Forças de Defesa e Segurança

Forças de Defesa e Segurança

Por Idnórcio Muchanga

Desde a eclosão dos ataques terroristas em 2017, as Forças de Defesa e Segurança (FDS) têm-se desdobrado no terreno com vista a garantir a paz e segurança efectiva da população moçambicana.

Não obstante as dificuldades de diversa ordem, as FDS estiveram sempre engajadas e de forma intrépida encararam o inimigo, agora em coordenação com as tropas estrangeiras da SADC e do Ruanda.

A 22 de Novembro, as FDS e as forças da SAMIM lançaram uma operação ofensiva que levou à captura de duas bases terroristas do AL Sunnah wa Jama´ah (ASWJ) no posto administrativo de Chai, no distrito de Macomia, província de Cabo Delgado. De 19 a 20 O mundo continua a ser assolado por uma pandemia que desestabiliza as relações sociais e a sustentabilidade do tecido socioeconómico. Os dados da Organização Mundial da Saúde e a evolução do novo coronavírus em diferentes países indicam que há necessidade de os governos se prepararem para lidar e conviver com esta doença por muito tempo. As nossas autoridades da Saúde têm sabido encarar com sapiência este desafio que colheu toda a humanidade de surpresa. As acções desenvolvidas por esta entidade têm merecido menções honrosas de organismos da sociedade civil e, igualmente, ao mais alto nível da nação. Recentemente, o Presidente da República, Filipe Nyusi, referiu que “somos um país pobre, no entanto temos conseguido gerir, dentro da nossa pobreza, a pandemia da covid-19”. O sector da Saúde tem-se empenhado na sensibilização da população para que adira às campanhas de vacinação, para além de alocar brigadas em lugares contíguos aos aglomerados populacionais. O MISAU, através do Instituto Nacional de Saúde (INS), em parceria com a Comunidade de Saúde da África Oriental, Central e Austral, lançou recentemente uma plataforma para a verificação digital de resultados de testes PCR para viagem denominada “Trusted Travel”. Trata-se de uma plataforma que visa garantir a vigilância e a segurança de testagem contra a Covid-19 no continente africano, facilitando deste modo as trocas comerciais entre os países. Desta forma, Moçambique passou a fazer parte dos 14 países africanos que aderiram a esta inovação, que para além da certificação dos testes permite verificar o histórico de vacinação. Nota positiva vai, igualmente, para o lançamento da campanha de vacinação contra o cancro do colo do útero. Mais de 200 mil crianças foram vacinadas contra esta doença nos últimos dias, em todo o país, perfazendo mais de 40 por cento do total de 495.905 previstas para este ano. Esta é mais uma prova de que o MISAU se tem empenhado na prevenção e redução da incidência de diferentes doenças, com destaque para o cancro do colo do útero nas mulheres, cujos índices de ocorrência chegam a 5600 casos anuais, o que correspondem a 31 por cento de todos os tipos de cancro. Pelo desempenho deste sector, o semanário domingo deixa a sua nota de agradecimento e reconhecimento. “Khanimambo”, família Saúde! de Dezembro, 14 terroristas foram mortos e oito mulheres, três crianças e dois homens idosos, que se acredita terem sido raptados pelos terroristas, foram resgatados.

Foram igualmente confiscadas armas que incluem lançadores RPG 7, metralhadoras PKM, AK47, granadas, entre outras.

Em todas as operações, foi capturado diverso material, com destaque para dezenas de armas e munições de diversos tipos e calibres, viaturas, motorizadas, geradores eléctricos, rádios de comunicação, computadores, telefones satélites, para além de vários documentos, incluindo manuais tácticos e documentação religiosa usada para doutrinação dos jovens terroristas.

Ao longo do ano prestes a findar, foi notório o trabalho brioso das FDS nas províncias de Sofala e Manica, com vista a travar os ataques armados protagonizados pela autoproclamada Junta Militar da Renamo e permitir a circulação de pessoas e bens ao longo das estradas nacionais, importantes vectores do desenvolvimento. Por toda a entrega e coragem, o jornal domingo endereça a sua nota de reconhecimento.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana