Início » SANDRA TAMELE: A tradutora!

SANDRA TAMELE: A tradutora!

Por Jornal domingo

TEXTO DE PRETILÉRIO MATSINHE

PRETILEIRO.MATSINHO@SNOTICICAS.CO.MZ

Sandra Tamele é uma mulher e tanto. Nasceu na cidade de Pemba e, muito pequena, mudou-se com a família para Maputo, isto na década de 80. Licenciada em Arquitectura pela Uni – versidade Eduardo Mondlane (UEM), foi a primeira moçambicana com o diploma em tradução e credenciada pelo Institute of Linguists Educatio – nal Trust do Reino Unido.

Aprendeu inglês de forma auto -didáctica; fala fluentemente ita – liano; está a aprimorar o mandarim, alemão, a língua de sinais moçambi – cana e as línguas maternas dos pais (kimwani e changana). Não foi à toa que encontrou na tradução a profis – são ideal.

Estreou-se na tradução literária em 2007 com o romance “Eu Não Te – nho Medo” (“Io Non Ho Paura”), de Niccolò Ammaniti, depois de se ver obrigada a desistir da carreira no ramo da arquitectura.

Desde 2010, tem realizado iniciativas para promover a tradução, o que a levou a arquitectar o concurso de tradução literária, génese da Editora Trinta Zero Nove. Nesta senda, liderou a constituição da Associação Moçambicana de Tradutores e Intér – pretes (ATIM). Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana