Início » Huawei terá alternativa ao Android até Setembro

Huawei terá alternativa ao Android até Setembro

Por Idnórcio Muchanga

Richard Yu, CEO para consumer business da Huawei, terá escrito num fórum privado do WeChat que a empresa estará pronta para lançar o seu sistema operativo móvel alternativo ao Android até Setembro.

A empresa chinesa, Huawei, enfrenta actualmente um bloqueio nos EUA e a Google foi uma das primeiras empresas a anunciar a suspensão de trocas comerciais com a fabricante chinesa.

O bloqueio é justificado pelos EUA por suspeitas de a Huawei estar envolvida em actividades de espionagem para o governo chinês.

Entretanto, a empresa diz-se disposta a assinar acordos de não-espionagem com os governos, incluindo com o Reino Unido, para mostrar o compromisso em garantir que os seus equipamentos respeitam os standards anti-espionagem e que não têm backdoors.

Segundo o presidente da Huawei, Liang Hua, que falava semana finda em Londres, esta manifestação de compromisso é especialmente oportuna, uma vez que muitas nações, como o Reino Unido, estão a decidir actualmente sobre até que ponto irão permitir que a Huawei participe da construção das infra-estruturas 5G de cada nação.

Recorde-se que recentemente os EUA ameaçaram deixar de partilhar informação sensível com a Alemanha, caso esta continuasse a colaborar com a Huawei.

Os trabalhos da Huawei em torno do Huawei OS, alternativa ao Android, estão a decorrer desde 2012.

Licença temporária

As autoridades norte-americanas autorizaram uma licença temporária, válida até 19 de Agosto, durante a qual a Huawei pode continuar a enviar actualizações de software para os seus equipamentos. Esta licença abrange todos os equipamentos Huawei comprados até 16 de Maio. O regime de excepção visa dar ao fabricante tempo para encetar as acções necessárias para fornecer serviço e suporte aos utilizadores, incluindo actualizações de software e patches.

A licença permite também à Huawei manter o equipamento de rede actual e receber informações sobre vulnerabilidades de segurança.

Recentemente, Donald Trump, o Presidente dos EUA, registou a Huawei numa lista negra, invocando emergência nacional. Rapidamente, várias empresas como a Google ou fabricantes de chips anunciaram a suspensão das trocas comerciais com a chinesa.

Preparada contra acções dos EUA

O fundador da Huawei considera de irrisórias as medidas adoptadas pelos EUA, uma vez que, segundo ele, a empresa está preparada para as acções dos Estados Unidos.

Ren Zhengfei, disse à comunicação social chinesa que «estas acções provam que o governo americano está a subestimar as capacidades da Huawei» para reagirem a um cenário como o actual.

Refira-se que a escalada da tensão política entre os EUA e a China é cada vez maior, bem como as disputas comerciais, devido ao aumento das tarifas de importação de bens entre os dois países, durante as últimas duas semanas.

De acordo com a agência de comunicação, o presidente dos Estados Unidos afirmou que o governo chinês tem vindo a renegar os compromissos comerciais a que se tem vindo a comprometer nos últimos meses.

 

Exame Informática

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana