Início » FREDERICO MUIANGA: Um campeão com 119 medalhas

FREDERICO MUIANGA: Um campeão com 119 medalhas

Por Jornal domingo

TEXTO DE LUÍSA JORGE

LUÍSA.JORGE@SNOTICICAS.CO.MZ

Aos 32 anos de idade, é considerado o melhor atleta de taekwondo no país e na região austral de África na categoria sénior-58kg. Conquistou 119 medalhas. Destas, a última – de ouro – foi por ele arrecadada, em Novembro, no Campeonato Regional-Zona 8, decorrido em Gaborone, Botswana. Estamos a falar de Frederico Muianga, jovem natural de Maputo, segundo filho de três irmãos e amante de desporto desde a meninice.

Para além das medalhas, destacou-se também em 29 eventos de taekwondo como o atleta com melhor performance, tendo arrecadado 29 troféus .

Em 2005, aos 14 anos de idade, entrou para a academia de taekwondo com o intuito de acompanhar as peugadas do seu irmão mais velho e também aprender técnicas de luta, para proteger o irmão caçula que tanto se queixava de ser agredido pelos colegas na escola. Desde então, não deu tréguas à modalidade. Hoje não vive sem ela e não é o único. Na família, o seu irmão mais novo, que também se destacou no “Mundial” da Áustria em 2019, pela sua performance, ganhou uma bolsa numa academia de alto rendimento em Portugal.

Muianga viajou pelo mundo, participou em diferentes campeonatos mundiais. A sua estreia foi em 2010, no Campeonato Africano na Líbia. Desta vez, do total de 10 atletas moçambicanos que faziam parte da comitiva, destacou-se como único atleta medalhado. Desde então nenhum moçambicano conseguiu tal proeza. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana