Início » INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: País possui potencial para se destacar

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: País possui potencial para se destacar

Por Jornal domingo

Celestino Joanguete, Professor e investigador da Escola de Comunicação e Artes da UEM

TEXTO DE ANGELINA MAHUMANE
ANGELINA.MAHUMANE@SNOTICIAS.CO.MZ

Em entrevista ao domingo, Celestino Joanguete fala de cidadania digital e explica a sua importância na comunicação ou relação entre pessoas, apontando o papel do Estado na garantia de uma comunicação online saudável. Explica de que forma as tecnologias podem contribuir para o desenvolvimentos das comunidades, a vários níveis. Foca, igualmente, na Inteligência Artificial. Entende que “Moçambique possui potencial para se destacar na adopção da IA em África” e apresenta os seus argumentos. Traça ainda um quadro do jornalismo digital no país, apontando-lhe alguns méritos e deméritos. Acompanhe.

Nas suas pesquisas tem-se focado no que designa por cidadania digital. Em que consiste esta condição?

A cidadania digital refere-se ao conjunto de direitos, responsabilidades e comportamentos éticos que os indivíduos devem ter ao participar activamente no ambiente digital. Tem a ver com a habilidade de usar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) de maneira segura, consciente e responsável. Ela é relevante na relação entre as pessoas e o Estado, pois envolve tanto as responsabilidades do Governo em assegurar um ambiente online seguro, quanto às obrigações dos cidadãos em participar de maneira ética.

De forma concreta, qual seria o papel do Estado?

O Estado deve assumir um papel fundamental na elaboração de leis para proteger os cidadãos no âmbito digital, abordando questões como privacidade e segurança cibernética. Além disso, fomentar a educação digital torna-se uma responsabilidade estatal, buscando desenvolver literacia digital, informacional e consciencialização dos seus cidadãos. Igualmente, tem o papel de proteger a infra-estrutura digital contra ameaças cibernéticas, promover o acesso equitativo à internet, estimular a transparência digital e garantir os direitos individuais, como privacidade e liberdade de expressão. Essas acções não apenas fortalecem a segurança online, mas também capacitam os cidadãos a participar activamente no ambiente digital, contribuindo para uma sociedade digital mais responsável e consciente. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana