Início » Renamo reagrupa antigos guerrilheiros em Gôndola

Renamo reagrupa antigos guerrilheiros em Gôndola

Por admin

• espectro de instabilidade agita população que pede rápida intervenção de quem de direito com vista a manutenção da ordem e tranquilidade pública 

 

Pelo menos uma centena de homens, com idades compreendidas entre os 30 e 50 anos, aparentemente provenientes de todos distritos da província de Manica estavam, até sexta-feira última, 

“estacionadas” na sede da Renamo, no distrito de Gôndola. Segundo apurou a nossa Reportagem, trata-se maioritariamente de ex-guerrilheiros da Renamo que alegam não estarem muito bem informados do que foram para ali fazer.  

Na verdade, são escassas as informações sobre as razões que ditaram o reagrupamento daqueles elementos embora algumas fontes contactadas localmente pelo domingo tenham revelado, em condição de anonimato, que o objectivo desta acção é o de “reactivar” e “operacionalizar” o plano da Renamo de levar a cabo manifestações à escala nacional.

Até porque desde que o Parlamento aprovou, à contra gosto da Renamo, o novo pacote eleitoral a liderança do segundo maior partido da oposição, coadjuvada pelos seus correligionários, retomou o seu “discurso belicista”, ora ameaçando levar a cabo as propaladas manifestações, ora advertindo que o partido da perdiz irá boicotar as eleições autárquicas de 20 de Novembro próximo.

Alguns elementos abordados pelo nosso jornal apesar de deplorarem as precárias condições de “acomodação” a que estão votados, em tendas improvisadas com plásticos e restos de cartões de papel, dizem-se “ prontos para cumprir qualquer tarefa que lhes for dada pelos superiores”.

Quando saímos das nossas zonas de origem informaram-nos que vínhamos participar num seminário. Não sabemos quando exactamente inicia a reunião. Muitos de nós já temos uma semana e meia aqui neste lugar. Embora com as dificuldades que podem ver estamos aqui por para cumprir ordens superiores”, disse um dos elementos interpelados pela nossa Reportagem.

Mais adiante o nosso entrevistado, cujo aspecto já denunciava alguma exaustão e debilidade física, explicou que “mesmo não conhecendo as razões do chamamento estamos todos a espera que a sede nacional se pronuncie sobre o programa que temos por cumprir”.
Entretanto, o delegado provincial da Renamo em Manica, Sofrimento Furai Matequenha, quando contactado pela nossa Reportagem justificou a presença dos ex-guerrilheiros do seu partido em Gôndola como sendo supostamente para participarem numa reunião que inicia dentro dos próximos dias naquela parcela do país”.  
Matequenha fez questão de dizer que o referido encontro “não só não tem data de início como também a não está definida ainda a duração nem a agenda porque todos os pormenores estão a ser organizados a partir da sede nacional em Maputo”.

De acordo com o delegado da Renamo naquele ponto do país, espera-se que nos próximos dias, cheguem mais guerrilheiros provenientes dos distritos de Machaze e Tambara.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana