Início » Paul Fauvet partilha experiência de três décadas

Paul Fauvet partilha experiência de três décadas

por admin

O jornalista e editor Paul Fauvet vai partilhar, na terça-feira próxima, dia 12 de Março, em Maputo, a sua experiência de 31 anos de carreira e sobretudo no que diz respeito a cobertura de 

assuntos parlamentares.

Fauvet é editor do serviço em inglês da Agência de Informação de Moçambique (AIM), e que reporta sobre assuntos parlamentares desde 1982 (Assembleia Popular) e dará algumas “dicas” sobre as habilidades necessárias para os jornalistas parlamentares, o processo de aprovação das leis, e as características da Assembleia Nacional.

Trata-se da primeira de uma série de formações práticas e de curta duração que, neste caso, é levada a cabo pela IREX em parceria com a Rede de Jornalistas Parlamentares de Moçambique (REJOPAM). São cursos de curta duração que foram desenhados pensando na agenda apertada dos jornalistas, e que acredita-se que terão o condão de servirem de oportunidade para os profissionais de comunicação interagirem com jornalistas mais experimentados sobre determinados temas, e adquirir competências práticas.

Esta acção de formação circunscreve-se no âmbito da operacionalização
do prescrito no Memorando de Entendimento entre a IREX e a REJOPAM,
rubricado em Outubro de 2012 bem como da implementação do Plano Estratégico daquela Rede de jornalistas recém criada.

Espera-se que o Fauvet transmita nessa palestra aos participantes
a sua já longa e rica experiência em matéria de cobertura parlamentar, técnicas sobre como identificar o melhor ângulo de
abordagem quando se trata de assuntos parlamentares, como examinar
minuciosamente alguns documentos  de trabalho (no que tange ao
Parlamento) e que sejam de uma certa complexidade tais como o
Orçamento Geral do Estado (OGE), Plano económico Social(PES) bem assim efectuar uma análise crítica deste e outro tipo de documentos.

Desta forma, pretende-se equipar os jornalistas com ferramentas profissionais na véspera do arranque da VII Sessão Ordinária da Assembleia da República, a ter lugar entre 13 de Março e 24 de Maio.

Importa referir que a palestra está aberta a todos os jornalistas e estudantes de jornalismo e terá lugarnos escritórios da IREX, na Av. Ho Chi Min, ( número1174) a partir das dez horas da manhã.  

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana