O Ministro dos Combatentes, visitou esta sexta-feira as obras de construção de 19 casas para combatentes portadores de grande deficiência no distrito de Marracuene, na província de Maputo. Trata-se de uma visita de monitoria, com vista a acompanhar de forma directa o grau da evolução das obras que iniciaram nos meados do segundo semestre do ano passado.
As obras ora em curso são uma continuidade do programa do sector dos Combatentes no âmbito de construção de casas para os portadores de grande deficiência que se encontram a residir no Centro Quarto Congresso da Matola, em regime de acolhimento devido às características especificas dos beneficiários. A entrega das 19 casas está prevista para finais do semestre em curso.
O governo de Marracuene tem uma comparticipação activa neste programa de assistência social aos Combatentes, em virtude de ter cedido um Direito de Uso e Aproveitamento da Terra (DUAT) que contempla um total de 50 talhões.
Recentemente o ministério dos combatentes lançou um programa de construção de casas 15.000 casas para combatentes, incluindo deficientes militares, cuja cerimónia teve lugar no distrito de Dondo, em Sofala.
No ano passado 18 Combatentes receberam igual número de casas no município da Matola, em Siduava, posto Administrativo da Machava-Sede. Os combatentes já residem nas referidas casas totalmente electrificadas, pela rede de abastecimento de energia sob gestão da EDM, tal como está garantido o abastecimento de água potável.