Início » Índia vai apoiar Modernização dos Correios

Índia vai apoiar Modernização dos Correios

Por admin

O Primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário considera a Índia um dos parceiros estratégicos para a modernização dos Correios no âmbito da cooperação bilateral existente entre os dois países.

Carlos Agostinho do Rosário que falava a jornalistas no final da visita efectuada aquele país asiático afirmou que o momento forte da sua participação na Cimeira África Índia foi o encontro que manteve com o Primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

Segundo o Primeiro-ministro, o governante indiano manifestou o interesse no reforço da cooperação nas áreas de agricultura, água e reestruturação dos Correios e para isso, decidiu-se que uma equipa técnica da Índia vai se deslocar a Moçambique para aprofundar as melhores formas de implementação da cooperação.

No seu entender, Moçambique não pode depender só do gás e carvão, razão pela qual há que exortar a população a participar activamente no processo de desenvolvimento, o que significa as pessoas devem ser capacitadas para serem capazes de converter os recursos naturais em oportunidades de emprego e de aumento de renda.

Na área dos recursos minerais segundo Carlos do Rosário, a Índia tem interesse em particular em projectos a jusante, o que significa o aumento do valor do gás, sobretudo em produção de fertilizantes ou outros sub produtos a partir deste recurso natural.

De referir que o governante indiano anunciou uma linha de crédito para o continente africano na ordem de 10 biliões de dólares a ser disponibilizado ao longo dos próximos cinco anos para financiar projectos de desenvolvimento. Este apoio também contempla uma ajuda não reembolsável de 600 milhões de dólares norte-americanos.

 

 

     

 

  

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana