Início » Guebuza encoraja juventude a garantir vitória do partido

Guebuza encoraja juventude a garantir vitória do partido

Por admin

O Presidente da Frelimo, Armando Emílio Guebuza, desafiou a Organização da Juventude Moçambicana (OJM) a assegurar a vitória do partido e seus candidatos nas eleições autárquicas de

20 de Novembro próximo.

Segundo afirmou, para o cumprimento cabal desta nobre tarefa, a juventude deve ser coesa, dinâmica, observando uma campanha eleitoral pacífica e ordeira para que a votação decorra num ambiente de festa e preservação da paz e da unidade nacional.

Guebuza falava por ocasião da realização da IVª Sessão Ordinária do Comité Central da OJM, semana finda na cidade da Matola. Instou a juventude a tomar a dianteira na luta contra a pobreza, defesa de valores nobres, como a unidade nacional, auto-estima, patriotismo, espírito empreendedor e a convicção de que o flagelo da pobreza vai passar para história em Moçambique.

Para Armando Guebuza, o momento actual é de muito trabalho e desafios específicos para os quais todos os moçambicanos são chamados a participar na sua superação, sobretudo os jovens, que constituem a maioria, de tal forma que devem estar na linha da frente no processo do combate à pobreza.

“Foi tendo em conta esta nobre e exaltante missão que a Comissão Política tomou a decisão de revitalizar esta organização para se calibrar para os desafios que se lhe impõem na construção do Futuro Melhor, cujos frutos já estamos a colher”,disse Guebuza, destacando o facto de em cerca de três meses no exercício das funções, a direcção encabeçada por Pedro Cossa ter distribuído mais de 114 mil cartões a jovens em todo território nacional.

O outro aspecto que chamou atenção a Armando Guebuza relaciona-se com o facto de nesse período a direcção da OJM ter implementado acções concretas e encorajadoras para a solução dos múltiplos problemas da juventude, como, por exemplo, a disponibilização dos estatutos da organização e a distribuição de bolas para a prática de futebol.

Num outro momento, Armando Guebuza enalteceu os esforços desenvolvidos pelo Governo para a solução dos problemas da juventude, tendo destacado o fomento de emprego e a iniciativa presidencial dos “sete milhões” para os distritos.

“A estes programas juntam-se outros desenhados especificamente para jovens, como são os casos do Fundo de Apoio às Iniciativas Juvenis e do PROJOVEM, que já produziram empreendedores que se juntam aos outros compatriotas nossos que clamam por mercados para a sua produção agrária, instituições financeiras para guardarem o seu dinheiro e mais estradas e pontes para rolarem as suas bicicletas e motorizadas, cujo número cresce em catadupa”,disse Guebuza.

Na ocasião, Armando Guebuza fez questão de sublinhar que perante os progressos que estão a acontecer, muitos são os críticos que tentam denegrir os esforços empreendidos.

“Todavia, não faltam os críticos. Os que transformam em políticas os erros de quem trabalha e procuram identificar intenções malignas inconfessas, mesmo nas coisas que fazemos e que lhes beneficiam directamente. Estas vozes não devem levar ao esmorecimento da nossa determinação nesta luta contra a pobreza, um flagelo que estamos a vencer. Por isso, congratulamo-nos com o facto de a nossa juventude estar a multiplicar e a diversificar acções de luta contra a pobreza”,disse Armando Guebuza, reafirmando que a única alternativa à paz é a própria paz.

A Sessão do Comité Central da OJM debruçou-se, entre outros aspectos, sobre o Plano de Actividades e o Orçamento da organização para o ano de 2013, intervenção nas eleições autárquicas de 2013, informação das realizações do Governo, assim como sobre os assuntos da juventude.

O NOSSO COMPROMISSO É VENCER AS ELEIÇÕES

O Secretário-Geral da OJM, Pedro Cossa, disse que o braço juvenil do partido Frelimo está disposto a dar o seu melhor para garantir uma vitória folgada nas eleições autárquicas de 20 de Novembro próximo e gerais de 2014.

Segundo afirmou, a vitória é certa uma vez haver um trabalho no terreno em todas as 53 autarquias que acolhem o escrutínio de Novembro próximo, como, por exemplo, a realização de mais de 150 reuniões de educação cívica e debate de ideias abrangendo mais de 200 mil pessoas de todas as faixas etárias, “aonde levamos mensagem de esperança por um país cada vez melhor, consubstanciado pela necessidade de preservarmos a paz e consolidarmos a unidade nacional.

Durante a realização deste trabalho, constatámos que Moçambique é uno e indivisível e que a juventude tem espaço para participar nas tarefas de desenvolvimento”,disse Pedro Cossa.

Para sustentar a sua posição, Pedro Cossa afirmou que dos 40 deputados jovens na Assembleia da Republica, 38 são da Frelimo, para além de outros que ocupam posições de liderança como administradores distritais, presidentes de conselhos municipais e chefes de postos administrativos.

Ainda no tocante aos órgãos decisórios, Cossa afirmou que a juventude continuará a dar conta do recado, pois nestas eleições tem seis candidatos às presidências dos municípios da Matola, Nhamatanda, Beira, Gorongosa, Nhamayabué e Pemba, para não falar de 20 por cento que concorrem às assembleias municipais.

“Gostaríamos de reiterar o nosso compromisso e comprometimento para com os desafios que se avizinham, concretamente as eleições autárquicas deste ano e as presidenciais, legislativas e das assembleias provinciais de 2014, desafios estes aos quais entregaremos toda nossa energia mobilizando o maravilhoso povo moçambicano a apostar no nosso projecto, projecto iniciado há mais de 50 anos. Queremos continuar a conduzir os destinos das autarquias em particular e do país no geral”,disse Pedro Cossa.  

IMPRENSA NÃO DEVE SER

MANIPULADA PELOS POLÍTICOS

O Secretário-Geral da OJM, Pedro Cossa, diz que a equipa de jornalistas da STV, que há dias “trocou mimos” com jovens desta agremiação no município da Beira, estava a prestar “serviço de espionagem” a mando do Movimento Democrático de Moçambique (MDM).

“Nós repudiamos qualquer tipo de violência. Queremos um jornalismo profissional e livre de conotações políticas. Os jornalistas que trocaram mimos com os nossos jovens eram adidos da imprensa ao serviço do MDM, de tal forma que até hoje não apresentaram provas do aludido recrutamento dos candidatos a membros das mesas de votação (MMV,s)”,disse Pedro Cossa

Acrescentou que os jovens da OJM estavam reunidos para organizar um acampamento juvenil em preparação da reunião do Comité Central, quando a equipa de jornalistas evadiu as instalações onde estavam reunidos sem nenhuma autorização.

“Vamos ganhar as eleições”

– José Cofe, membro do Comité Central da OJM 

O Secretário para a Organização e Formação de Quadros da OJM, José Cofe, diz que o repto lançado pelo presidente do partido vai ser concretizado e a Frelimo vai vencer o escrutínio, a avaliar pelo nível de receptividade que os jovens tiveram em todas as 53 autarquias durante a mobilização desta camada para aderir aos projectos e aos planos de governação a serem apresentados pelos candidatos desta formação política.

“Nas reuniões populares, que orientámos em todas as autarquias, sentimos que a juventude está do nosso lado, incluindo a que vive nas redondezas de Santugira, onde está aquartelado o líder da Renamo”,disse Cofe, sublinhando que, dia-após-dia, mais jovens têm se filiado à OJM.

Para Cofe, com a campanha “Eu Amo a OJM”, mais jovens irão se juntar a esta agremiação, o que certamente irá concorrer para uma maior adesão aos programas de governação da Frelimo.

“Vencer de forma convincente”

– Ramulata Mahamudo, OJM em Cabo Delgado

Para Ramulata Mahhamudo, membro do Comité Central da OJM pela província de Cabo Delgado, o desafio do Presidente visa incutir na juventude a velha máxima segundo a qual a “vitória prepara-se, a vitória organiza-se”, “pelo que vamos ganhar de forma retumbante”.

Segundo afirmou, na sua província, a agremiação vem trabalhando para a vitória dos seus candidatos, desde o processo de eleições internas. “Nós preparamos estas eleições a partir da base, onde explicámos aos munícipes as propostas de governação dos nossos candidatos, pelo que estamos cientes de que a vitória é certa”.

“Afinámos a máquina eleitoral”

 Joalina História, OJM- Maputo-Cidade

Para Joalina História, membro do Comité Central da OJM na cidade de Maputo, a magna reunião do braço juvenil da Frelimo serviu para os jovens traçarem estratégias no sentido de angariar mais membros e conquistar cada vez mais o eleitorado para ganhar as eleições de 20 de Novembro próximo.

Segundo defendeu, para tal é necessário um trabalho árduo e acompanhado de resultados no terreno, como, por exemplo, a instalação de secretários distritais em todos os 53 municípios. “Com esta reunião, ficámos mais coesos e afinámos a máquina eleitoral para participarmos plenamente nas eleições que se avizinham”.

No tocante ao incidente registado na Beira, entre a OJM e a equipa de jornalistas da STV, Joalina referiu-se nos seguintes termos: “É típico de Sofala. Ou seja, eles fizeram o seu papel de estar ao serviço do edil da Beira. Nós somos pela paz e em nenhum momento defendemos a violência e muito menos confrontarmo-nos com a Imprensa”.

“As obras falam por si”

– Jovial Setina, OJM, província de Inhambane

Jovial Setina, membro do Comité Central da OJM pela província de Inhambane, diz que o desafio do Presidente do partido vai ser concretizado, porque a Frelimo tem obra feita e que corresponde às expectativas do eleitorado.

Segundo defendeu, basta recordar a derrota infligida à oposição nas eleições passadas e recentemente nas intercalares em que o candidato da oposição na cidade de Inhambane foi reduzido à sua insignificância.

Em relação aos incidentes do município da Beira, Jovial diz que se trata de gente de má fé que não respeitou a privacidade dos jovens. “Ninguém pode introduzir-se em casa alheia sem que o dono lhe abra as portas. Portanto, foi invasão de privacidade a uma organização que estava a tratar de assuntos de fórum privado”.

“A oposição está a perder terreno” 

 – Abdul Razak, OJM- Sofala

Para Abdul Razak, membro do Comité Central da OJM pela cidade da Beira, resgatar aquele município da oposição é uma palavra de ordem de tal forma que a juventude está na linha da frente na angariação de membros para aderirem aos projectos da Frelimo.

“Posso garantir-lhe que vamos resgatar o município das mãos da oposição, porque o nível de insatisfação é elevado. Cada dia que passa mais jovens se juntam à nossa organização. Aliás, o exemplo elucidativo foi a distribuição de mais de dois mil cartões a novos membros em pleno dia 20 de Agosto, dia da cidade da Beira”,disse Razak, para quem o MDM está a perder terreno naquela autarquia.   

Sobre a confrontação com a imprensa referiu que os jornalistas foram os primeiros a violar a ordem de não se fazerem às instalações da OJM. “Eles não tinham a liberdade de entrar sem convite a um programa exclusivamente interno que era a preparação do acampamento juvenil. Que apresentem provas do alegado recrutamento dos MMV`s”.      

“O balanço da governação é positivo”

– Júlio Parruque, OJM-província de Maputo

Para o Secretário Provincial da OJM em Maputo, Júlio Parruque, a vitória dos candidatos da Frelimo é certa a avaliar pelo desempenho positivo dos actuais edis que dirigem as três autarquias daquela província.

“A exortação do Presidente do partido veio numa boa altura, porque sentimos que os jovens estão empenhados no processo da reconstrução do país e o único partido que tem estado à frente desse processo é a Frelimo e os dirigentes que sobejamente têm sabido responder aos anseios dos munícipes”,disse Júlio Parruque, sublinhando que o compromisso da Frelimo é combater a pobreza e esse objectivo só terá continuidade com a liderança dos quadros do seu partido.

No tocante aos incidentes da Beira, Parruque diz que houve desacato por parte dos jornalistas. “Mas nós somos pela paz e ordem de tal forma que procuramos distanciarmo-nos das provocações da oposição. Aliás, foi um plano para desviar as atenções da OJM naquela cidade”.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana