Início » Frelimo instala gabinetes eleitorais

Frelimo instala gabinetes eleitorais

Por admin

Brigadas centrais do Partido Frelimo, encabeçadas por membros da Comissão Política, encontram-se desde a passada sexta-feira nos onze círculos eleitorais onde vão dirigir o processo da 

instalação dos gabinetes provinciais de preparação das eleições autárquicas aprazadas para 20 de Novembro próximo. O Gabinete Central é chefiado pelo secretário-geral, Filipe Paúnde.

Segundo o Secretário do Comité Central para a Mobilização e Propaganda, Damião José, as mesmas irão permanecer cerca de uma semana e, entre outras acções, têm em vista a preparação da participação vitoriosa da Frelimo e seus candidatos nas eleições autárquicas.   

As brigadas irão igualmente desdobrar-se em acções de apoio à instalação dos respectivos gabinetes distritais e de cidade, tudo na perspectiva de preparar a vitória dos candidatos da Frelimo.

 Aliás, segundo Damião José, a preparação do partido nestas eleições vem sendo feita desde o ano de 2009 quando da homologação, pelo Conselho Constitucional, dos últimos resultados das eleições autárquicas.

No que diz respeito aos candidatos, Damião José afirmou que serão conhecidos brevemente, logo que arrancar o processo de eleições internas a decorrerem dentro de dias. “As eleições para a escolha dos nossos candidatos irão iniciar brevemente e o processo será a partir das bases, isto é, das células, passando pelos círculos de zona até ao nível distrital e de cidade.”

Questionado sobre se o processo não chocava com a exigência da Renamo de paridade nos órgãos eleitorais, Damião José referiu-se nos seguintes termos: “as leis estão para servir e serem cumpridas por todos os moçambicanos e, no caso vertente, o pacote eleitoral aprovado no Parlamento é que irá conduzir estas eleições.”

Em relação aos recentes acontecimentos de Muxúnguè, onde “homens armados da Renamo” protagonizaram distúrbios com saldo de oito mortos, a nossa fonte referiu que o acto revela a demonstração belicista deste partido.

“Os acontecimentos de Muxúnguè e as declarações do líder da Renamo a partir de Santugira, vieram dissipar incertezas daqueles que ainda tinham dúvidas da génese deste partido, isto é, confirmar que os ataques eram da responsabilidade daqueles que se auto-proclamam pais da democracia, quando na verdade não entendem nem aplicam esta palavra nos seus actos no dia-a-dia”,disse Damião José, para quem a liderança da Frelimo é que acomoda o verdadeiro sentido da democracia, até porque se tem batido pela preservação do diálogo construtivo.

Chefiam as brigadas os seguintes membros da Comissão Política: cidade de Maputo, Conceita Sortane; Maputo – província, Raimundo Pachinuapa; Gaza, Alberto Vaquina, Inhambane, Eneas Comiche; Sofala, Alberto Chipande; Manica, Alcinda Abreu; Tete, Margarida Talapa, Niassa, Carvalho Muária, Zambézia, Verónica Macamo; Nampula, José Pacheco e Cabo Delgado, Eduardo Mulémbwè.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana